Com expressiva visitação e indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” encerra no próximo dia 28 no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Antes, no dia 24 de setembro, às 16h30, ocorre com Francine Goudel o 11º Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo no qual ela expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”.
Com cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelos ritos, mitos e símbolos, um modo como as tradições religiosas se comunicam com os fiéis ao longo dos séculos, a mostra, de acordo com curadora Goudel, propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de diferentes gerações, ajudando a conhecer o mundo e pensar a existência sob uma nova ótica. A exposição e o Instituto Conversa podem ser acessados gratuitamente.
Profissão relativamente nova, cuja atuação está vinculada aos preceitos de arranjos, associações e conexões, trata-se de uma atividade complexa e polêmica. Prática contemporânea de grande responsabilidade que, além da seleção de obras artísticas com um determinado recorte temático, envolve a preservação, a exibição e a organização no espaço expositivo, que resulta em uma contribuição com a história da arte. A curadoria requer pensamento e escolhas feitas nas relações entre os trabalhos que se concretizam na montagem.
Esses são alguns dos aspectos da abordagem de Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo que em “Etérea” realiza sua terceira curadoria na instituição: a primeira “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, a segunda “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, tarefa compartilhada com o estudioso Ylmar Corrêa Neto. Historiadora da arte, curadora, produtora cultural e pesquisadora de seu campo de atuação, ela desenvolve o trabalho textual de escrita sobre artes visuais, artistas, coleções e sistema de arte. No campo editorial assina a organização de publicações resultantes de seminários de pesquisa, catálogos de artistas e de projetos autorais e coletivos.
Goudel participa pela segunda vez do programa Instituto Conversa. Em 2022, abre o programa expondo o pensamento em torno da mostra “Mais Humano”. Agora, fala sobre os desafios diante da Coleção Collaço Paulo, contando como estruturou “Etérea”, um mergulho por entre imagens seculares e contemporâneas do acervo.
O programa Instituto Conversa propõe reflexão e construção de sentidos em torno do próprio instituto, do conceito curatorial, do colecionismo e da história da arte brasileira. Em formato híbrido, presencial e virtual, a iniciativa já envolveu convidados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, que oferecem a possibilidade de aprendizagem e diálogo em torno da teoria e do sistema de arte. Denise Mattar, Ylmar Corrêa Neto, Ana Cavalcanti, Gustavo Nazareno, Sandra Makowiecky, entre outros, falaram no programa. A intenção também é discutir sobre o sentido social na disponibilização de obras inéditas no contexto expositivo de Florianópolis, as possíveis conexões de acervos com o tempo presente e outras nuances reflexivas. O programa público é gratuito e os interessados podem participar de forma presencial na sede em Coqueiros, por ordem de chegada ou conferir posteriormente de forma virtual no canal do Instituto Collaço Paulo no Youtube: www.youtube.com/@institutocollacopaulo
A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Sobre Francine Goudel
Francine Goudel (1984), natural de Florianópolis, SC, é doutora em artes visuais – teoria e história, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestre em estudos avançados em história da arte pela Universidade de Barcelona (UB), Espanha, pós-graduada em gestão cultural pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina e graduada em educação artística – artes plásticas pela Udesc. Atua como pesquisadora, curadora, produtora cultural e professora. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e do grupo de pesquisa história da arte: imagem-acontecimento (CNPq/Udesc). É fundadora da marca Lugar Específico, uma plataforma de serviços para artistas e agentes do circuito de arte (2014/18). Como produtora cultural, desde 2006 idealiza, desenvolve e executa projetos ligados a promoção das artes visuais. Atuando conjuntamente como curadora, vem desempenhando projetos que evidenciam a produção de artistas visuais, sobretudo com produção em Santa Catarina. Em 2017 e 2019 atuou como curadora da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC, com Juliana Crispe e Sandra Makowiecky, recebendo da Academia Catarinense de Letras e Artes o Prêmio Victor Meirelles – Personalidade do ano (2019), pelo trabalho desenvolvido à frente da organização. Como pesquisadora desenvolve investigações e textos contemplando os seguintes temas: gestão das artes visuais, sistema de arte, residência de artista e história da arte de Santa Catarina. Em 2020 publica a tese “O Sistema das Artes Visuais em Florianópolis”, um estudo que detalha o modo de produção, circulação, validação e consumo do objeto artístico na capital catarinense. No fim de 2020 e começo de 2021, esteve à frente da Diretoria de Artes e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura. Em 2022 recebe da ABCA o Prêmio Gilda de Melo e Souza, destinado ao reconhecimento de críticos em início de carreira. É curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação desde sua fundação e também trabalha com assessoria e consultorias para artistas, projetos e coleções.
ETÉREA
Equipe Técnica
Acervo: Coleção Collaço Paulo
Curadoria, expografia, produção executiva e textos: Francine Goudel
Captação de recurso e produção administrativa: Harmônica Arte e Entretenimento
Assessoria de imprensa, revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Material e ações educativas: Joana Amarante, Iam Campigotto e Marcello Carpes
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Conservação e restauração: Sára Fermiano
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Apoio de montagem: Valmir Tidres e Adriano Lessa
Assistente de produção: Iam Campigotto
Material gráfico e identidade visual: Lorena Galeri
Fotografia: Eduardo Marques
Serviço
O quê: exposição “Etérea”
Quando: Até 28.9.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: 11º Instituto Conversa “Curadoria e Montagem em Etérea”, com Francine Goudel
Quando: 24.9.2024; às 16h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058
Quanto: gratuito
Saiba Mais
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte
Patrocínio
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes