Foto: Daina Le Lardic/EP
O confinamento na França será prorrogado para além do dia 15 de abril, e o presidente Emmanuel Macron discursará na segunda-feira (13/04), feriado de Páscoa na França, pouco depois das 20h, para apresentar suas decisões sobre a luta contra a epidemia de Covid-19 durante as próximas semanas, disse o Palácio do Eliseu nesta quarta-feira (08/04).
O pronunciamento do presidente francês, que estava previsto para a quinta-feira (09/04) às 20h foi adiado, mas a notícia que os franceses já aguardavam veio nesta quarta: o confinamento continua.
A presidência não especificou a nova duração do confinamento, assunto que o chefe de Estado poderia abordar na segunda-feira de Páscoa, neste quarto discurso televisionado desde 12 de março.
O discurso deve abordar as novas estratégias do governo, como o porte obrigatório de máscaras e um aplicativo digital para ajudar a conter a propagação da doença, evitando, assim, uma segunda onda de infecções na saída do confinamento, que deve acontecer de maneira gradual.
O confinamento oficial na França começou em 17 de março e, desde então, prolongamentos vêm sendo anunciados a cada duas semanas.
Saldo de mortos não leva em conta as casas de repouso
Pelo menos 10.869 mortos devido à Covid-19 foram declarados na França, em novo boletim divulgado nesta quarta. De acordo com os dados da Direção Geral de Saúde, houve mais 541 em 24 horas.
Devido a um problema técnico que impede o acesso ao aplicativo, o órgão não pôde incluir as mortes nas casas de repouso para idosos. O boletim desta noite, portanto, diz respeito apenas às mortes em ambiente hospitalar.