O Governo francês expulsou milhares de imigrantes sem-teto de Paris em preparação para os Jogos Olímpicos, informou nesta quinta-feira o The New York Times.
Anteriormente, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que os jogos vão mostrar a grandeza do país, escreve a publicação. No entanto, observa-se que a Vila Olímpica de Paris foi criada em um dos subúrbios mais pobres, onde milhares de pessoas vivem em acampamentos ou em prédios abandonados.
Cerca de 5.000 pessoas em toda a cidade foram despejadas no último ano pela Polícia e os tribunais, detalhou um funcionário de alto escalão do Governo citado pelo jornal. Segundo ele, as autoridades municipais as incentivaram a embarcar em ônibus e ir para cidades como Lyon e Marselha.
A onda de despejos de imigrantes e sem-tetos na capital começou após a cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 16 de abril.
Segundo as instruções elaboradas pelas autoridades, quase todas as regiões francesas devem receber pessoas expulsas da região Île-de-France, nos arredores da capital. Por sua vez, várias organizações de direitos humanos classificaram tais diretrizes como uma “limpeza social“.