O Fórum Social das Resistências (FSR) acontece neste ano vitualmente, de 26 a 30 de janeiro, e presencialmente, em Porto Alegre (RS), de 26 a 30 de abril. Nem mesmo a pandemia impedirá os movimentos sociais e forças progressistas de seguir construindo convergências já nestes primeiros dias do ano e a programação do evento manifesta esta determinação em todos os espaços. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) também promove painéis e iniciativas. Veja o programa e links de inscrição e transmissão.
Recuperando as duas décadas de história do Fórum Social Mundial (FSM), em que o evento deste mês se enquadra, o programa do FSR abre com o apelo: “As resistências nos mostram que é possível evitar o caos. Mas para isso, é preciso transformar estes de movimentos de resistências numa potente mobilização global capaz de barrar as políticas que promovem a fome, as desigualdades, a degradação ambiental e o desrespeito a democracia.”
Neste sentido, entre as diversas mesas construídas, o Cebrapaz, junto a outras entidades populares e progressistas, promove iniciativas dedicadas às questões da paz e da luta anti-imperialista, da consolidação de um ambiente internacional mais propício à multipolaridade e ao multilateralismo, e à solidariedade internacional com os povos em luta em todos os continentes.
A Assembleia de Convergência pela Paz (virtual) terá o tema “As Agressões do Imperialismo Ameaçam a Paz no Mundo”. Dentre as iniciativas que o Cebrapaz promove em parceria com outras entidades, em 27/01, às 19h00 tem lugar o painel intitulado “O Cerco dos EUA e da OTAN à China e à Rússia”; em 28/01, às 09h30, o painel “As agressões imperialistas e a resistência dos povos” e a seguir, às 11h30, a aprovação da “Carta aos Povos do Mundo em Defesa da Paz, contra a Guerra e as Agressões Imperialistas”.
Participa do programa Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz, entidade que o Cebrapaz integra, no primeiro painel de 28/01. A mediação fica a cargo do presidente do Cebrapaz, Jamil Murad, e da presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (SINDJORS). Já na coordenação da mesa pela aprovação da Carta estará também Jussara Cony, diretora do núcleo do Cebrapaz em RS (Cebrapaz-RS), que tem representado o Cebrapaz nas assembleias preparatórias do FSR.
Além dos canais da Fundação Maurício Grabois e demais, os painéis também serão transmitidos na página de Facebook do Cebrapaz.