Os participantes do Fórum dos Servidores e Empregados Públicos de Santa Catarina estiveram reunidos ao longo das últimas semanas para definir os próximos passos da luta unificada. A elaboração de uma pauta única de reivindicações e a realização de assembleia estão entre os destaques.
Foram definidos quatro eixos comuns a todos os sindicatos e entidades para a realização da luta no ano de 2016. O cumprimento da Lei de Data-Base é novamente um dos pontos de reivindicação, já que a mesma foi aprovada em 2001 e cumprida pelo Governo apenas em 2012, sendo deixada de lado desde então. Outro ponto é o reajuste do vale-alimentação, que teve seu valor de R$ 6,00 congelado durante 11 anos. Com a aprovação da Lei da Data-Base este valor aumentou para R$ 12,00 e até o momento o Governo não concedeu nenhum reajuste.
O valor das diárias também é outra reivindicação dos participantes do Fórum, pois as mesmas estão congeladas há 13 anos e seus valores são diferenciados através do nível médio e superior. O último ponto da pauta unificada compreende a realização de concursos públicos. É de entendimento dos integrantes do Fórum que não existe um único setor da administração pública em que esteja sobrando servidores.
Após definidos os pontos comuns de reivindicação, os participantes do Fórum dos Servidores acordaram que cada um deverá fazer a discussão com sua respectiva base. Uma semana depois, no dia 29 de fevereiro, os participantes reuniram-se novamente e foi deliberada a realização de uma assembleia geral unificada no dia 16 de março, às 13h30min, na Praça Tancredo Neves.
Fonte: Sintespe