Primeiramente, ao falarmos de casas derrubadas, famílias perdendo pertences, alagamentos, deve-se compreender que estes acontecimentos não são fenômenos naturais. Sim, são consequências das ações humanas, principalmente do poder público e empresarial, que desmata, derruba e não pensa em políticas de sustentabilidade e mobilidade urbana.
Nosso meio ambiente, está em desequilíbrio. Neste contexto, pessoas da periferia, das pequenas comunidades são as mais afetadas. Desde a semana passada, fortes chuvas e tempestades atingiram o litoral catarinense.
Para falar sobre a situação das famílias da Ocupação Carlos Marighella, esteve no JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (8), a moradora, Inês Lawisch. Ela relata que, na comunidade, famílias que perderam móveis, roupas de cama, famílias com criança, perderam roupa de seus filhos. Em casas que ainda não tem janela, moradores tiveram que se reorganizar dentro do espaço, e, por conta dos telhados, lidar com goteiras.
https://www.instagram.com/reel/Clol-EYAGtZ/?utm_source=ig_web_copy_link
Agora, está ocorrendo arrecadação de lonas, madeiras, telhas, alimentos, roupas, roupas de cama. “Quem puder estar ajudando famílias agradecem”, destaca Inês. Além disto, a moradora convida à todos, todas e todes para participar de evento que ocorre no sábado (10). O objetivo é arrecadar recursos financeiros para garantir estas necessidades da comunidade e promover diversão.
https://www.instagram.com/p/ClhcOOgM0dX/?utm_source=ig_web_copy_link
Para assistir à entrevista completa, acesse: