Formação gratuita: oficina de acessibilidade cultural ocorre na próxima terça-feira em Santo Antônio de Lisboa

Encontro busca auxiliar artistas, produtores e gestores na realização de projetos e eventos acessíveis a pessoas com deficiência. Além de Florianópolis, as oficinas também irão ocorrer em Joinville.

Amanhã, terça-feira, 14 de maio, a jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt, oferecerá uma oficina de acessibilidade cultural voltada a artistas, produtores, gestores culturais e comunidade de Floripa e região. O evento tem inscrição gratuita, inicia às 19h30 e será no Espaço Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa.  

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo; e contempla outras três oficinas também realizadas em maio, nas cidades de Joinville e Itajaí. 

A proposta busca atender uma demanda cada vez maior por formação técnica em práticas inclusivas na gestão de eventos e projetos culturais, impulsionada pela ampliação das políticas públicas afirmativas de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no meio artístico e cultural.

No encontro, Iraci vai compartilhar com os participantes experiências e práticas de  acessibilidade cultural desenvolvidas a partir da experiência de mais de 12 anos coordenando o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – Impar desde 2012, em Joinville. O programa realiza projetos, ações e discussões acerca da arte e da inclusão de pessoas com deficiência, transtorno mental e neurodiversas. 

“Nas oficinas serão apresentadas práticas e conceitos aplicados em projetos de formação cultural, pesquisa e experimentação artística e produção de eventos e espetáculos, desenvolvidos dentro de uma perspectiva de “aprender a fazer com” a pessoa com deficiência”, explica Iraci Seefeldt. 

A oficina terá duas horas de duração com momentos reservados para a realização de dinâmicas, relato de experiências e discussões a partir de dúvidas dos participantes, tudo em formato de roda de conversa, com linguagem simples e ambiente acolhedor. Para cada encontro há 30 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever previamente pelo link https://heylink.me/impar/ e garantir sua vaga; ou se inscrever no local e dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.

Além de Florianópolis, haverá mais uma oficina em Joinville, no dia 18 de maio, no Espaço AZ Arte, no Centro da cidade. 

“Abrir as portas para essa transformação no olhar e na relação de convívio com a diversidade humana é um dos objetivos do Arte para Todos, que por meio dos grupos artísticos e profissionais da equipe técnica, busca sensibilizar e capacitar as famílias e sociedade a agir assertivamente na construção da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência, transtorno mental e outras características”, enfatiza Iraci.

Serviço 

Florianópolis

14 de maio (terça-feira), das 19h30 às 21h30. 

Local: Espaço Cultural Baiacu de Alguém – Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 – Santo Antônio de Lisboa.

Joinville 

18 de maio (sábado), das 15h40 às 17h40.  

Local: Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro). 

Assessoria de Comunicação
Patricia Stahl Gaglioti 

(47) 98865-9204 | [email protected] 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.