Por Ivan Longo.
A comemoração do réveillon em Roma, na Itália, foi marcada por uma cena chocante: após disparos de fogos de artifício na noite desta quinta-feira (31), centenas de pássaros foram encontrados mortos nas ruas próximas à estação Termini.
Segundo a imprensa italiana, que vem chamando o episódio de “massacre”, provavelmente os fogos assustaram os pássaros, que podem ter perdido a orientação e se chocado contra paredes de prédios, janelas e cabos elétricos.
Roma. Un video que circula en las redes sociales revela que centenares de pájaros murieron por los fuegos artificiales de Año Nuevo pic.twitter.com/d7S2ogrt36
— EL DEBER (@grupoeldeber) January 1, 2021
Nas redes sociais, internautas expressaram revolta com o ocorrido. “A terrível consequência do fogo de artifício. Pássaros mortos”, diz uma postagem feita no Twitter pela Organização Internacional para a Proteção dos Animais (OIPA).
#Rome #Italy: #NewYearsEve2021 the terrible consequence of #fireworks ?? dead #birds. Urge a ban ? pic.twitter.com/XPlgHXCsEH
— OIPA International (@OIPAInternation) January 1, 2021
O lançamento de material pirotécnico na capital italiana foi proibido este ano pela presidente da Câmara da cidade, Virginia Raggi, sob pena de multa de até 500 euros.