Pela primeira vez em Florianópolis, as mostras Las Balconadas e Mini Têxteis estão em cartaz no festival de manualidades, no Sesc Cacupé.
Logo na entrada do Sesc Cacupé, o público se encanta com 29 obras de amplas dimensões – de 2 metros de altura e 1,50 metros de largura – que marcam o percurso até o Centro de Eventos Arvoredo, local onde ocorre a 11a edição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil até este sábado (04/05).
“As artes ao vento”, como define a coordenadora Virginia D`Alto do Uruguai, fazem parte da exposição Las Balconadas – que significa varandas e sacadas em espanhol – com curadoria do World Textile Art (WTA), já rodou alguns países com o trabalho de artistas de diversas partes do mundo.
Montevidéu foi a primeira cidade a pendurar as obras em casas e edifícios ao ar livre, durante a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2017. Antes de desembarcar em Florianópolis, a mostra esteve em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Também inédita na cidade e no Floripa Quilt, a exposição “Mini Têxteis” é o inverso do tamanho das Las Balconadas. Os trabalhos expostos não ultrapassam 20x20x20 cm e exibem grande variedade de materiais e técnicas que mostram as muitas possibilidades da arte têxtil.
“Mini Têxteis” é o inverso da escala. A exposição exibe trabalhos em dimensões que não ultrapassam 20x20x20 cm, de forma bidimensional ou tridimensional. É grande a variedade de materiais e técnicas que mostram ao público as muitas possibilidades da arte têxtil. Com organização de Verônica Filipak, a mostra tem o envolvimento de 40 artistas do Brasil e Argentina.
“A gente está mostrando obras têxteis e obras têxteis que não são têxteis. Convidamos 50 artistas e artesãos, entre artistas têxteis e não têxteis, para fazer um trabalho com os mini têxteis. Nessa mostra trazemos diversas possibilidades, em técnicas diferentes e histórias diferentes”, comenta Verônica.
Nesta sexta-feira, 03 de maio, a partir das 10h30, o público poderá participar de uma visita guiada gratuita organizada pela jornalista do Portal Arq SC, Simone Bobsin, junto com as organizadoras das duas mostras. O ponto de encontro é o restaurante do Sesc. Não é necessária inscrição e em caso de chuva, a atividade irá acontecer na entrada do Centro de Eventos Arvoredo.
Rodas de conversa no sábado
O sábado (04/05) promete interessantes Rodas de Conversa. Às 10h, a questão “Como fomentar o artesanato catarinense?” pauta o bate-papo entre o artesão Marcelo Ribeiro Baptista, a coordenadora estadual do Artesanato de Santa Catarina Fabiana Lopes Ribeiro, a gestora do programa de artesanato do Sebrae/SC Simone Amorim, o presidente da Federação das Associações Profissionais de Artesãos de Santa Catarina (FAPASC) Paulo Baasch, a organizadora do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil Janaina Machado Cordeiro com mediação da jornalista Simone Bobsin do portal Arqsc.
No período da tarde, às 15h, “O fazer manual e o artesanato na moda” será tema para mediação da jornalista especializada em moda Maristela Amorim com as convidadas: a designer de moda Talyta Bastos, a pesquisadora e bordadeira da Casa Cubo Mariângela Albuquerque e a artista têxtil Delphine Morlet. Todas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO
O que: Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil
Quando: De 01 a 04 de maio
Horário: 10h às 18h
Onde: Sesc Cacupé
Entrada: franca
Programação completa: https://
PARCEIROS
Ateliê Corarte (Florianópolis/SC) – @janainacorarte
Sesc (Florianópolis/SC) – @sesc_sc
Anderson Máquinas – @andersonmaquinas
Ecomodas – UDESC – @ecomodas.udesc
Pegorari – São Paulo – @pegorari
Renauxview (Brusque/SC) – @renauxview
M4 Stands (Florianópolis/SC)
Cordeiro Material de Construção (Florianópolis/SC)
SICOS (Florianópolis/SC)
SEBRAE (Florianópolis/SC)
Ficha Técnica
Idealizadora e organizadora: Janaina Machado Cordeiro
Coordenação Geral: Luiz Fernando Ludvig
Coordenadora dos Concursos: Ana Maria Gomes
Coordenadora dos Cursos e Oficinas: Sueli Amaral
Coordenadora Bonecas de pano: Nélida Menezes
Comunicação: Lu de Moraes
Consultoria: Simone Bobsin
Designer Gráfica: Tina Merz
Expografia: Sandro Clemes
Fotógrafos: Bruna Graziela de Almeida Ferreira e Erick Gabriel Faria Mattos
#DesacatoPontodeCultura