Redação, Portal Desacato.
Nesta segunda-feira (24), o produtor cultural, Antonio Floriano esteve no JTT-Manhã Com Dignidade para explanar sobre o Floripa Instrumental. Uma programação de shows gratuitos no Ribeirão da Ilha que ocorre nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. No palco terá a força sonora das mulheres instrumentistas. Estarão presentes: Filhas de Eva, Marina Bastos, Choro Mulheril e Brisa Boa Trio, além dos consagrados Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Dudu Pimentel, a tradicional Banda da Lapa, que encerra o festival, e muitos outros músicos.
Segundo Antonio, o Floripa Instrumental nasceu no ano 2000. Tendo como principal propósito, difundir a música instrumentalizada, não cantada. Ele nasceu no TIC, depois foi para o TAC e nesta edição, por conta da relação afetiva do organizador com Ribeirão da Ilha e a obtenção de recursos para o projeto, ele será realizado neste local. Destaca-se que as primeiras edições eram pagas, hoje, o evento é gratuito. “Aqui em Florianópolis, muitas pessoas assistem shows de músicas instrumentais” destacou.
Além disto, o produtor ressalta: “a qualidade das apresentações fazem dele um festival respeitado”.
Este ano a programação tem uma característica diferente. Nos três dias de evento, as apresentações iniciam logo após o almoço.
Outro fator destacado por Antonio, se refere a quantidade de mulheres que tem somado forças no movimento musical instrumental. Isto reflete nas apresentações femininas durante todo o evento. “É um nível de trabalho muito interessante”, afirma.
Para assistir à entrevista completa, acesse: