Partidos e organizações que compõem o Movimento Floripa Pra Frente confeccionaram e publicaram a ata conjunta da sua reunião de ontem, domingo 23 de agosto de 2020.
Leia a seguir:
Aos vinte e três (23) dia de agosto de 2020, os dirigentes de PC do B, PDT, PT, PSB, PSOL, UP, REDE, PCB, UCB e PCLCP, conforme acordado em reunião anterior, se reuniram afim de construir um consenso progressivo para definição da chapa majoritária da Frente Democrático Popular em Florianópolis.
Após três rodadas, com a participação de todas as organizações, o impasse se manteve. Pela manutenção da candidatura de Janaína Deitos e participação incondicional na Frente permaneceram PDT, PSB, PC do B e REDE. Pela Manutenção da candidatura de Lino Peres PT e PCLCP. O PCB não havia acumulado se participaria, ou não, da Frente. UP e UCB: Permancecem na Frente, mas divergem do método de escolha em uma Frente com essas características. Não aceitam, portanto, a proposta do PCdoB, PDT, PSB e Rede de votação por maioria na Frente, mas consensos progressivos. O PSOL garante sua participação na Frente, não subordinada a discussão da vice.
Debatido o caso de possíveis compensações aos partidos que não estiverem representados na chapa majoritária, PDT, PSB, PSOL, Rede e PC do B propuseram: Coordenação Campanha; Coordenação Programa; Prioridade na composição de governo; Ser o porta-voz da Frente; Prioridade na Participação nos programas de tv e Rádio; Usar o seu tempo de TV proporcional, no programa da Majoritária para uso do Partido.
Ao final, permanecendo o impasse, os partidos definiram que em suas atas convencionais aprovariam um arco de aliança o qual incluiria todos os partidos que participaram das discussões da Frente até o presente momento, para dar a possibilidade, havendo fato novo ou mudança de entendimento por parte de alguma organização, de se retomar uma composição plena até o prazo final das convenções e que o resultado desta reunião seria apreciado por todos os partidos em seus fóruns de deliberação.
Relatoria feita por Mauricio Conti (PDT) e Leonel Camasão (PSOL)
Assinam:
PSOL PDT PT
PC do B REDE UCB PCB PSB
UP PCLCP