Uma Câmera na Mão, Sapatão! ocorre de 19 a 29 de agosto
Agosto é o mês da visibilidade lésbica e iniciativas que marcam a data já estão confirmadas em Floripa. Um dos projetos que vale a pena ficar na agenda de mulheres lésbicas ou que se interessem pelo tema é a inédita mostra Uma Câmera na Mão, Sapatão!, que acontece de 19 a 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – em diversos lugares da Capital catarinense.
A organização conta com Guilhermina Cunha, militante do 8M e do movimento LGBTI, e a cineasta Leticia Marques, que selecionou os filmes e fez a curadoria. Leticia conta que a ideia do nome da mostra surgiu quando ela viu a foto de uma das cineastas lésbicas importantes na história do cinema, Barbara Hammer, segurando uma câmera (foto em destaque). O intuito do evento é promover o encontro entre mulheres lésbicas artistas e ativistas, criar espaços de reconhecimento e troca de experiências entre as mesmas, fortalecendo assim a identidade lésbica.
Na abertura (19), no CIC, será exibido o longa-metragem de documentário Dykes, Camera, Action!, de Caroline Berler. Na obra, as cineastas Barbara Hammer, Su Friedich,, Rose Troche, Cheryl Dunye, Yoruba Richen, Desiree Akhavan, Vicky Du e as críticas de cinema B Ruby Rich e Jenni Olson, entre outras, compartilham histórias sobre suas vidas e discutem como elas expressavam a identidade queer em seus filmes.
A mostra segue com a sessão de curtas, na qual todos os filmes são brasileiros e dirigidos por diferentes cineastas. Haverá exibições na Udesc, no La Kahlo, na rua Victor Meirelles, Instituto Arco-Íris, entre outros espaços.
Festa vai arrecadar recursos para a mostra
Nesta sexta-feira (26), haverá uma festa no Taliesyn, no Centro, para arrecadar dinheiro para a exibição do longa Dykes, Camera, Action!. A discotecagem fica por conta de Rose Bär e Anna O’Sfair, Sarah Zimmermann (Chroma), Leticia Marques e Fernanda K. A entrada custa R$ 10. Mais informações na página do evento no Facebook.