Imagem: Redes Sociais
Em comunicado referido ao Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil (hoje, 7 de junho), o vereador Lino Peres, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Democratização da Comunicação da Câmara de Vereadores de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, lembrou o ataque perpetrado pelo deputado do PSL paulista, Douglas Garcia, a essa cooperativa de comunicação. Leia a íntegra do comunicado:
“Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Democratização da Comunicação da Câmara, homenageio as e os profissionais do jornalismo neste 7 de junho, Dia da Liberdade de Imprensa. Na ditadura civil-militar e também agora, com Bolsonaro, a comunicação e o exercício do jornalismo são cerceados cotidianamente e crescem os casos de violência contra jornalistas da mídia comercial e dos veículos independentes.
Um exemplo recente em Florianópolis ocorreu nesta semana, com a inclusão de dados de profissionais que atuaram ou atuam na Cooperativa Comunicacional Sul e no Portal Desacato em um dossiê com quase mil nomes atribuído ao deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), aliado de Bolsonaro. Douglas é um dos deputados investigados pelo inquérito das fake news, conduzido no Supremo Tribunal Federal. Além de nome, fotos e endereços de perfis nas redes sociais, o documento traz informações como endereços de casa, de trabalho, telefones e números de documentos das pessoas listadas, as quais o deputado classifica de “terroristas”, usando o seu mandato para incitar à violência e ao ódio. Em face do crescimento da violência contra jornalistas, neste dia 7 cabe reafirmar a comunicação como um direito humano.”
#Desacato13Anos
#RedeDeJornalismoSolidário
<