Assim como nas demais bases do país, Florianópolis protestou nessa terça, dia 11, contra as demissões promovidas pelo banco espanhol Santander, em todo o Brasil. Por enquanto são mais de 2 mil demissões, número que pode chegar a 5 mil trabalhadores. Na Capital, atividades de panfletagem e debate com trabalhadores e clientes foram realizadas em duas das principais agências do Santander no centro da cidade.
O mercado brasileiro é o que têm sustentado o banco espanhol em meio a crise econômica. A sede brasileira do Santander é responsável por 26% do lucro do grupo no mundo. A política de demissões nos outros países em que o banco atua é bem diferente. Aliás, não há demissões previstas para Espanha, Argentina, México, Uruguai, Chile e nos demais países onde atua o Santander. Então porque tantas demissões no Brasil? Qual é a contribuição real que esse empresa europeia dá para a sociedade brasileira?
O Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região está na luta por respeito aos brasileiros, sejam trabalhadores bancários ou clientes do banco. Apesar de levar de volta para Espanha o Lucro obtido com os salários e aplicações dos brasileiros, o Santander demonstra que além de tirar, não pretende somar em nada no nosso país.
Fonte: SEEB Florianópolis e Região