Jana Machado entrevistou o vereador Lino Peres que fez um resumo do que está acontecendo com a população em situação de rua em Florianópolis e apontou várias soluções.
Assista a reportagem no vídeo acima.
Movimento de Moradores em Situação de Rua se mobiliza em Florianópolis desde cedo.
450 pessoas ficaram sem vagas de abrigo em Florianópolis, segundo André Schafer, liderança dos moradores em situação de rua, “o ato é uma resposta ao Estado e ao Município. Temos 450 moradores em situação de rua em Florianópolis e só há 80 colchões para todos. Não tem vagas para todo mundo. A gente quer moradia, quer habitação.”
Prefeitura falta à verdade
Segundo Eduardo Oliveira “a Prefeitura não dá retorno algum, só promete e faz propaganda na mídia e não cumpre com as necessidades, não resolve nenhum dos problemas. Há projetos construídos junto ao CEJA, temos projetos esportivos, e até projetos de inserção no mercado de trabalho.
A Prefeitura gasta milhões de propaganda e não dá retorno, só criou a DOA que nada mais é que uma força tarefa higienista. Alegam que os tapumes são por reforma, e a gente não vê obra nenhuma acontecendo. Santa Catarina é um estado que não tem política alguma para moradores em situação de rua. É muito bonito eles pregarem nas redes sociais que a PMF está dando café da manhã de qualidade, abrigo, tem vagas na casa de atendimento, porque o Centro POP atende só 6 pessoas por dia, quando na rua temos mais de 100. Chega de conversa, aponta.”
O vereador Lino Peres afirmou que “já se formou o Fórum da População em Situação de Rua apontando vários direitos. São semelhantes as situações da população de rua com as dos moradores das ocupações. Tudo é resultado da ausência nacional de políticas de habitação.”
Acompanhe todas as entrevistas que Rosangela Bion de Assis realizou com as imagens de Jana Machado.
Reportagem: Rosangela Bion de Assis e Jana Machado
Imagens: Jana Machado