Por Camila Almeida, Girassol Cultural.
Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura através da Fundação Catarinense de Cultura – principal política pública desenvolvida em Santa Catarina, a 3ª edição do Festival Disfarçados traz, de maneira gratuita para a comunidade, uma programação com mais de 10 artistas, grupos e coletivos de diferentes linguagens. O encontro acontece neste sábado, a partir das 14h, no Sítio Cultural Nossa Maloca, localizado na Linha Tafona, zona rural de Chapecó.
A programação inclui música, danças e artesanato indígena de três etnias, histórias da cultura cabocla, exibição de filme, exposição fotográfica, espetáculo teatral e shows com imigrantes haitianos e representantes da cultura afro-brasileira no Estado. “Estamos muito felizes em promover mais uma vez o Festival Disfarçados que, muito mais do que um evento, é um encontro cultural, que traz como objetivo fortalecer a cena do estado e, evidenciar as riquíssimas e múltiplas manifestações culturais de Santa Catarina e, em especial de Chapecó. Trazemos para nossa programação grandes artistas, com trabalhos e pesquisas de longa data, e também artistas que estão inseridos em nosso dia a dia, em múltiplas funções sociais e que precisam ser apresentados e reconhecidos pela sua comunidade”, explica Maurício Sinski, proponente do projeto.
Com acesso gratuito, o projeto levanta a bandeira da democratização do acesso cultural como direito da população, e traz como público alvo a comunidade descentralizada, de todas as regiões do oeste, com foco no interior.
“É cada vez mais importante que ações culturais aconteçam em diferentes regiões do Estado, de maneira descentralizada e que cheguem às comunidades, se encontrem com as pessoas, saiam dos espaços convencionais e sejam inseridas no cotidiano da sua comunidade. Essa é a ideia central do Festival”, pontua Sinski.
Programação
Para acessar a programação e fazer a reserva de ingresso para o encontro, basta acessar o link https://www.eventbrite.com.br/e/iii-festival-disfarcados-tickets- 621765626727?fbclid=PAAabCug6VYwrg3JTJqEgZHsWwSWG_xHng0_zQyGZGf6 hNOI8HERGkfn6ZyLs
Os portões do Sítio Cultural Nossa Maloca abrem às 14h e a programação tem
início às 15h, para toda a família.
14h – Abertura dos Portões
15h – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
15h30 – Músicas Haitianas – Odeline Joseph
16h – Exposição trançando Caminhos – Sirli freitas
16h30 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
16h50 – Danças Indígenas Kaingang e Guarani – Toldo Chimbangue e Aldeia Ara Poty
17h20 – Músicas Indígenas – Alcy Tikuna
18h15 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
18h30 – Filme Kiki O Ritual da Resistência Kaingang – Margot Filmes
19h15 – Espetáculo Sagrado – Grupo Reminiscências
20h15 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
20h30 – Show Cerebrare – François Muleka
Feira de Artesanato Indígena