Final de semana em Chapecó será marcado por encontro de Culturas Populares

Shows, exposição, espetáculo teatral, cinema, artesanato e contação de histórias integram a extensa programação do Festival Disfarçados, neste sábado, 29/04, em Chapecó.

Divulgação

Por Camila Almeida, Girassol Cultural.

Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura através da Fundação Catarinense de Cultura – principal política pública desenvolvida em Santa Catarina, a 3ª edição do Festival Disfarçados traz, de maneira gratuita para a comunidade, uma programação com mais de 10 artistas, grupos e coletivos de diferentes linguagens. O encontro acontece neste sábado, a partir das 14h, no Sítio Cultural Nossa Maloca, localizado na Linha Tafona, zona rural de Chapecó.

A programação inclui música, danças e artesanato indígena de três etnias, histórias da cultura cabocla, exibição de filme, exposição fotográfica, espetáculo teatral e shows com imigrantes haitianos e representantes da cultura afro-brasileira no Estado. “Estamos muito felizes em promover mais uma vez o Festival Disfarçados que, muito mais do que um evento, é um encontro cultural, que traz como objetivo fortalecer a cena do estado e, evidenciar as riquíssimas e múltiplas manifestações culturais de Santa Catarina e, em especial de Chapecó. Trazemos para nossa programação grandes artistas, com trabalhos e pesquisas de longa data, e também artistas que estão inseridos em nosso dia a dia, em múltiplas funções sociais e que precisam ser apresentados e reconhecidos pela sua comunidade”, explica Maurício Sinski, proponente do projeto.

Com acesso gratuito, o projeto levanta a bandeira da democratização do acesso cultural como direito da população, e traz como público alvo a comunidade descentralizada, de todas as regiões do oeste, com foco no interior.

“É cada vez mais importante que ações culturais aconteçam em diferentes regiões do Estado, de maneira descentralizada e que cheguem às comunidades, se encontrem com as pessoas, saiam dos espaços convencionais e sejam inseridas no cotidiano da sua comunidade. Essa é a ideia central do Festival”, pontua Sinski.

Programação

Para acessar a programação e fazer a reserva de ingresso para o encontro, basta acessar o link https://www.eventbrite.com.br/e/iii-festival-disfarcados-tickets- 621765626727?fbclid=PAAabCug6VYwrg3JTJqEgZHsWwSWG_xHng0_zQyGZGf6 hNOI8HERGkfn6ZyLs

Os portões do Sítio Cultural Nossa Maloca abrem às 14h e a programação tem
início às 15h, para toda a família.

14h – Abertura dos Portões
15h – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
15h30 – Músicas Haitianas – Odeline Joseph
16h – Exposição trançando Caminhos – Sirli freitas
16h30 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
16h50 – Danças Indígenas Kaingang e Guarani – Toldo Chimbangue e Aldeia Ara Poty
17h20 – Músicas Indígenas – Alcy Tikuna
18h15 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
18h30 – Filme Kiki O Ritual da Resistência Kaingang – Margot Filmes
19h15 – Espetáculo Sagrado – Grupo Reminiscências
20h15 – Contação de Histórias – Josiane Geroldi
20h30 – Show Cerebrare – François Muleka
Feira de Artesanato Indígena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.