Festival Disfarçados em Chapecó

Acontece neste sábado, 08/06, em Chapecó, a 4ª edição do Festival Disfarçados – Encontro de Culturas Populares. O projeto celebra as diferentes manifestações da cultura popular presente em Santa Catarina. A programação, totalmente gratuita, reúne mais de dez atrações, de múltiplas linguagens artísticas, na Nossa Maloca – sítio cultural localizado na Linha Tafona, interior de Chapecó.

Shows, contação de histórias, teatro de bonecos, danças sagradas, exposição, música e cinema indígena, além de feira de artesanato integram a programação que terá início às 13h30. Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura, 2023, através da Fundação Catarinense de Cultura – principal política pública desenvolvida em Santa Catarina, o projeto é direcionado para todas as idades.

“O Disfarçados é um festival que reúne as múltiplas manifestações culturais presentes em nosso Estado, abraça a multiplicidade presente no trabalho e pesquisa dos artistas e povos catarinenses. Celebramos toda essa riqueza em um belíssimo encontro, que potencializa a diversidade e aproxima os artistas da comunidade”, explica Maurício Sinski, proponente do Projeto.

Programação

A ampla programação inclui música, danças, exposição, cinema e artesanato indígena das etnias Kaingang e Guarani, produzido pelos povos originários da Terra Indígena Toldo Chimbangue, Aldeia Condá e Ara Poty, de Chapecó. Traz apresentação de contos da Traço Cia de Teatro de Florianópolis. Teatro de bonecos a partir do trabalho da Associação Cultural Matakiterani, de Lages. Show com o grupo de música afro-brasileira Cores de Aidê, também vindo de Florianópolis, e finaliza com as apresentações musicais de Black Music com Bambata Brasil, de Chapecó, e a pesquisa musical de Jhonatan Pereira, de Xaxim, com Bailinho do Nego.

“Nosso objetivo é evidenciar e fortalecer a cena cultural do Estado, e oportunizar esse acesso de maneira descentralizada, no interior, de maneira democrática, nesse importante espaço cultural, considerado Ponto de Cultura pelo Minc, que é a Nossa Maloca. É cada vez mais importante que ações culturais aconteçam em diferentes regiões do Estado, incluindo o oeste catarinense, e que cheguem às comunidades, que encontrem com as pessoas”, acrescenta Maurício.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/iv-festival-disfarcados-tickets-914057559767?aff=oddtdtcreator .

Campanha do agasalho

Os organizadores aproveitam a oportunidade do encontro para arrecadar agasalhos e cobertores. Os mesmos serão distribuídos para as comunidades indígenas do município e podem ser entregues na portaria do evento.

Acompanhe o Festival pelas redes sociais, através do @festival.disfarcados .

Créditos:

Texto – Camila Almeida

Fotos: Divulgação

Artes – Divulgação

Outras informações:

Assessoria de Imprensa

Camila Almeida – Girassol Cultural

49-991923977

#DesacatoPontodeCultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.