De 9 a 13 de dezembro acontece em 40 pontos de cultura e educação da cidade de São Paulo a 6° edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos. O evento faz parte da programação do “Cidadania nas Ruas”, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
Os curtas estão divididos nos programas temáticos “Descobertas”, “O Outro”, “Meu Lugar”, “Afetos” e “Ruas”. Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, a sexta edição do Festival, que é gratuito, ainda contará com debates, palestras e oficinas e uma mostra infantil.
O júri vai eleger o melhor Curta-Metragem (Prêmio do Júri Oficial); Visão Social; Melhor Roteiro; Melhor Curta-Metragem Educativo; e Melhor Curta-Metragem (Prêmio do Público). O júri é formado por Paulo César Teles, chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp; Marciel Consani, professor e pesquisador da USP, Marcelo Machado, cineasta; Michael Warmhan, diretor e roteirista; Rafael Carvalho, diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura; Tata Amaral, cineasta; Francisco César Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos da SMDHC, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O Festival também exibe no dia 12 de janeiro, às 20h, no Cine Matilha Cultural, o longa-metragem “Avanti Popolo”, de Michael Warmann, e logo após, o curta “O momento certo”, de Sergio Gambier. Vencedor de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Roma (2012) e de Melhor Diretor e Prêmio da Crítica em Brasília (2013), “Avanti Popolo” gira em torno de André, um homem que resgata imagens em Super-8 captadas na ditadura dos anos 1970 para tentar reavivar a memória do seu pai.
Todo o ano o Entretodos chama artistas diferentes para confeccionar os troféus entregues aos premiados. Em 2013, o artista escolhido para foi o arte-educador e agente marginal, Everaldo Costa. Os troféus que serão entregues aos premiados foram confeccionados em oficinas com jovens do bairro do Grajaú, zona Sul da cidade de São Paulo. O artista utiliza a escultura com foco no meio ambiente, fazendo uso de materiais descartados como madeira, papel, plástico, ferro, entre outros, na construção das obras.
O evento, que visa descentralizar a informação e privilegiar o debate e reflexão sobre as questões relacionadas aos Direitos Humanos realizará a cerimônia de premiação a no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
<Serviço>
Entretodos – Festival de curtas de Direitos Humanos
09 a 13/12 em 40 espaços culturais de São Paulo
Entrada gratuita
Mais informações: www.entretodos.com.br
Foto: Reprodução/Brasil de Fato
Fonte: Brasil de Fato