Para homenagear o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio, data que marca o início da formação da União Europeia, e para fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Brasil.
O Festival de Cinema Europeu acontece nos meses de maio e junho em nove capitais brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Manaus, Natal, Aracaju e Belém.
Em Florianópolis, o Festival de Cinema Europeu acontece entre os dias 4 a 8 de maio, na Fundação Cultural Badesc. Serão exibidos 13 filmes de países diferentes previstos para o evento. As sessões são gratuitas e têm vagas limitadas.
O tema do Festival este ano é “Cidadania e Desenvolvimento” e está sendo promovido em parceria com a UNIC – Associação das Embaixadas dos Países da União Europeia. Para contemplar a abordagem, foram selecionados filmes que apresentam desde o conflito entre árabes e judeus (no filme alemão Kadish para um Amigo), passando pela contracultura estoniana (em O Novo Mundo), até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol (espanhol Diamantes Negros). A seleção contempla filmes premiados como o português Tabu.
Na Fundação Cultural Badesc serão exibidos os filmes O Reencontro e O Cão Japonês (04/05 às 19h e 20h40), O Sol Dentro e Diamantes Negros (05/05 às 19h e 20h50), Homens de Esperança, O Novo Mundo e a Gangue de Oss (06/05 às 17h, 19h e 20h40), O Amante da Rainha, Thomas – o Falcoeiro e Kadish para um Amigo (07/05 às 16h40, 19h e 20h50) e A Estação de Rádio, O Investigador e Tabu (08/05 às 17h 19h e 21h).
Ficha Técnica:
Coordenação geral: Elena Cordero Hoyo (Embaixada da Espanha)
Curadoria: Daniela Marinho
Assistente de curadoria: Rafaella Rezende
Projeto gráfico: Isabella Veloso
Coordenação Geral da Semana da Europa: Achille Andriulo (Eunic Brasil) e Karolle Cardoso (Embaixada da Itália)
Realização: Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC no Brasil – Associação dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia e das Embaixadas de Países da União Europeia
Mais informações aqui
Programação e Sinopse dos filmes que serão exibidos em Florianópolis :
Dia 04/05, segunda-feira, às 19h
O Reencontro (Âterträffen)
Direção Anna Odell / Suécia / Drama / 2013 / 88 min / classificação indicativa: livre.
A artista sueca Anna Odell nos convida a participar de um reencontro escolar diferente. Ela não recebe o convite para a festa da sua turma da escola e decide fazer um filme sobre como teria sido se ela tivesse comparecido à reunião. O que acontece quando antigas hierarquias e verdades são questionadas por uma voz inesperada? O filme O Reencontro procura entender o quão longe é ir longe demais.
Dia 04/05, segunda-feira, às 20h40
O cão japonês (Câinele Japonez)
Direção: Tudor Cristian Jurgiu / Romênia / Drama / 2013 / 90 min / classificação indicativa: 12 anos.
Um idoso, que acabou de ficar viúvo, e seu filho, que vive no Japão, se reencontram pela primeira vez após 20 anos. Agora, pai e filho vão lutar ao máximo para superar a distância que cresceu entre os dois.
Dia 05/05, terça-feira, às 19h
O sol dentro (Il Sole Dentro)
Direção: Paolo Bianchini / Itália / Drama / 2012 / 100 min / classificação indicativa: livre / Prêmio Giff oni Film Festival “Filme de Destaque Cultural”/ Reconhecimento do Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália
O filme narra a história de duas longas viagens. A primeira, de dois guineenses, Yaguine e Fodé que escrevem uma carta para “Suas Excelências, os membros e responsáveis pela Europa” pedindo ajuda para ter acesso a escola, comida e medicamentos. Com a carta no bolso, escondem-se no bagageiro de um avião e partem para Bruxelas. A segunda é realizada 10 anos depois por dois outros garotos e na direção oposta, da Itália para África. É a história de Taboo, originário de um vilarejo africano e seu amigo Rocco, italiano de Catania, sul da Europa e local de inúmeras contradições.
Dia 05/05, terça-feira, às 20h50
Diamantes Negros (Diamantes Negros)
Direção e roteiro: Miguel Alcantud / Espanha / Drama / 2013 | 94 min / Classificação indicativa: 12 anos / Prêmio Festival de Málaga / Cine Espanhol 2013 (Prêmio do Público)
Amadou e Moussa saíram da África com destino à Europa ainda com 15 anos de idade e a promessa de que seriam famosos jogadores de futebol. Amigos da infância, são escolhidos em Mali por um olheiro de futebol, separados de suas famílias e levados a Madri para tentar uma carreira de sucesso. Uma viagem pela Espanha, Portugal e norte de Europa, vai lhes mostrar em primeira mão o lado obscuro do “jogo bonito”, um negócio que deixará de tratá-los como crianças para vê-los como “Diamantes Negros”.
Dia 06/05, quarta-feira, às 17h
Homens de Esperança (Muzi v Nadeji)
Direção: Ji?í Vejd?lek / República Tcheca / Romance / 2011 / 110 min / Classificação indicativa: 14 anos
Pode a infidelidade ser a base de ma relação feliz? O boêmio e encantador Rudolf está convencido que sim: “A mulher tem que lutar para manter um homem. E o mais importante, ela não deve ficar aborrecida!” Rudolf aplica a sua teoria selvagem na prática cotidiana com sucesso e vigor incansável dos seus 60 anos. Ele não entende a ingenuidade de seu genro Ondrej, demasiado correto e esforçado, mas que para o cumprimento de obrigações começa perigosamente a entediar a sua esposa, Alice. Como Rudolf é um pai amoroso, ele oferece algumas dicas comprovadas sobre como trazer a emoção para o casamento moribundo. Afi nal, a fortuna da família de sua filha única está em jogo.
Dia 06/05, quarta-feira, às 19h
O Novo Mundo (Uus-Maailm)
Direção: Jaan Tootsen / Estônia / Comédia / 2011 / 88 min / classificação indicativa: livre / Associação Estoniana de Jornalistas deCinema (Prêmio de melhor filme 2011)
A sociedade do Novo Mundo de Tallinn é um lugar onde os jovens estonianos idealistas podem se expressar. Alguns acham que esses jovens rebeldes são delinquentes, alguns os veem como uma galera de hippies irresponsáveis, porém têm alguns poucos que os veem como heróis. Eles são guerrilhas urbanas e anarquistas, cuja missão é lutar por um ambiente mais limpo e livre de carros, usando todos os meios necessários. Como resultado, já causaram várias dores de cabeça à polícia.
Dia 06/05, quarta-feira, às 20h40
A Gangue de Oss (De Bende Van Oss)
Direção: André van Duren / Países Baixos / Policial / 2011 / 108 min / Classificação indicativa: 16 anos / Prêmios Golden e Platin (Film Netherlands – 2011) / Golden Calf para a melhor música (2011)
Johanna almeja escapar da teia de criminalidade que está à sua volta. Mas quanto mais ela tenta escapar, mais ela se envolve. Nos anos 1930, a cidade de Oss, situada no sul dos Países Baixos, era dominada por grupos criminosos. Do norte do país, a polícia militar foi enviada para liberar a cidade da terrível “Gangue de Oss”. Quandoa polícia descobre que até os funcionários municipais e pessoas importantes da cidade estão envolvidos na prática de crimes sexuais e fraudes, o conflito explode entre o sul católico e o norte protestante, o que provoca a queda do governo – o último antes da segunda guerra mundial.
Dia 07/05, quinta-feira , às 16h40
O amante da rainha (Em Konglig Affaere)
Direção: Nikolaj Arcel / Dinamarca / Drama / 2012 / 132 min / Classificação indicativa: 14 anos
Uma estória sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline Mathilda e do Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII da Dinamarca. Caroline e Johann sonham com um mundo melhor para o povo, e por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a Corte retome o controle em nome do Rei.
Dia 07/05, quinta-feira, às 19h
Thomas, o Falcoeiro (Sokoliar Tomás)
Direção: Václav Vorlí?ek / Eslováquia / Aventura / 2000 | 96 min / classificação indicativa: livre
Este filme é uma fábula situada na época medieval. Em um belo campo debaixo do castelo do aristocrata Belador vive Tomás, um rapaz de 14 anos, capaz de falar com os animais como seu pai, seu avô Metodei e sua irmã Ágata. A sua vida decorre tranquilamente até o dia em que os cavalos matam seu pai e seu avô Metodei tem que ir para o castelo de Belador para pedir um emprego. Tomás o acompanha e se interessa por Formína, filha de Belador, e é obrigado a lutar contra um cão de caça, orgulho de Belador. Para evitar o castigo, Tomás escapa para a floresta onde aprende a arte de falcoaria. Tomás conquista a amizade do seu velho mestre da falcoaria – o símbolo da liberdade e da fé.
Dia 07/05, quinta-feira, às 20h50
Kaddish para um amigo (Kaddish Für Einen Freund)
Direção: Leo Khasin / Alemanha / Drama / 2012 / 94 min – Classificação indicativa: 12 anos.
Ali é um morador novo no bairro de Kreuzberg, em Berlim. Como refugiado libanês, sua permanência na Alemanha não está assegurada. Os garotos violentos do lugar colocam à prova sua coragem: ele deve assaltar o apartamento de um vizinho idoso, um imigrante judeu russo. Depois, Ali tem de reparar os prejuízos causados ao velho, para evitar que seja deportado. Uma história tocante sobre uma amizade desigual.
Dia 08/05, sexta-feira, às 17h
Estação de Rádio (La Maison de La Radio)
Direção: Nicolas Philibert / França / Documentário / 2012 / 103 min / classificação indicativa: livre/ Primeiro Prêmio “Tempo de História” / Semana Internacional de Cine de Valladolid 2013 / Estrela de Ouro de Melhor Documentário / Academia da Imprensa do Cinema Francês 2014.
Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert se propôs ao desafio de fazer um filme focado num universo dedicado ao som: a Radio France, estação de rádio pública francesa. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.
Dia 08/05, sexta-feira, às 19h
O Investigador (A Nyomozó)
Direção: Attila Gigor / Hungria / Suspense / 2008 / 107 min / classificação indicativa: 16 anos.
Reservado e introspectivo, o patologista forense de 37 anos, Tibor Malkáv não tem família além da sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o seu tratamento, Tibor aceita matar um desconhecido, e inesperadamente acaba por protagonizar um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.
Dia 08/05, sexta-feira, às 21h
Tabu (Tabu)
Direção: Miguel Gomes / Portugal / Drama / 2012 / 118 min / classificação indicativa: 12 anos / 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Selecção Oficial em Competição Prémio Alfred Bauer) / Prémio da Crítica FIPRESCI (Alemanha, 2012) /Festival Internacional de Cinema de Las Palmas (Gran Canaria – Espanha, 2012) / Prémio Lady Harimaguada de Prata (Prémio do Público) / Festival Paris Cinéma: Coup de Coeur du Jury / Prix du Jury des bloggers et du web (França, 2012).
Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: Uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também a história do início do fim do império de Portugal no continente africano.
Quando: de 4 a 8 de maio
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Quanto: Gratuito
Fonte: Calendário Floripa