Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas da música, circo, teatro, cinema e artes visuais

Hoje, (25/11), dois longas com ingressos grátis no Cine Petra Belas Artes (Sala 6 – Oswald de Andrade):

16h – DEUS É MULHER E SEU NOME É PETÚNIA (Dir. Teona Strugar Mitevska)

19h – PAPICHA (Dir. Mounia Meddour)

Cota por sessão: 20 ingressos (por ordem de chegada)

Cine Petra Belas Artes – Rua da Consolação, 2423 – São Paulo/SP.

Deus é Mulher e seu Nome é Petúnia – Macedônia. 2019. 100 min. Drama. Direção: Teona Strugar Mitevska. Elenco: Zorica Nusheva, Labina Mitevska e Stefan Vujisic.- O filme se passa na pequena vila de Stip, na Macedônia, quando Petúnia, uma mulher de 31 anos que está solteira e desempregada, mergulha num rio para pegar a cruz em uma competição religiosa, exclusivamente masculina. Petúnia se torna a vencedora, mas a população local não aceita, e isso faz com que ela passe por consequências absurdas e constrangedoras, mas Petúnia mantém o seu chão. Ela ganhou a cruz e não vai desistir. Longa inspirado em um evento tradicional verídico, que ocorre no dia 19 de janeiro (feriado do batismo de Cristo), e o homem que resgatar a cruz, lançada ao rio pelo padre, garante um ano de sorte e prosperidade. Premiada no Festival de Berlim, esta é a estreia da protagonista Zorica Nusheva no cinema.

Papicha – Bélgica/França/Qatar/Argelia. 2019. 106 min. 16 anos. Direção: Mounia Meddour. Elenco: Lyna Khoudri, Shirine Boutella, Amira e Hilda Douaouda – Em 1997, a Argélia é controlada por grupos terroristas com intenções de transformar o país em um arcaico Estado Islâmico. Nedjma (Lyna Khoudri), uma estudante universitária apaixonada pelo mundo da moda, deseja lutar contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres, tentando controlar os seus corpos e suas presenças em espaços públicos. Determinada em unir as mulheres de seu campus, ela organiza um desfile em protesto, que desafia as regras impostas pela sociedade argelina.

Criado em Portugal, a primeira edição no Brasil do Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino acontece até o dia 25 de novembro no formato online, partir da cidade de São Paulo, SP, com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.

Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, a programação é formada por espetáculos e intervenções que passam pela música, circo, teatro, literatura, artes visuais, diálogos e oficinas, e busca incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

O festival teve início em 5/11, estendendo-se numa crescente mostra online pelo Youtube/FestivalDasMartias (exceto cinema) de criações femininas, encerrando-se em 25/11, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com uma programação intensa ao longo do dia e os anúncios para 2021.

cinema vem representado pelos longas-metragens Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (Dir. Teona Strugar Mitevska) e Papicha (Dir. Mounia Meddour), em sessões no Cine Petra Belas Artes (25/11), única atividade presencial do Festival das Marias.

Com cantoras personalíssimas de estilos distintos, a programação musical trouxe Bruna Caram, Ana Sevá, Woman Summer Quartet, Consuelo de Paula, Bebé Salvego  e Fabiana Cozza (25/11, às 21h30). No teatro, monólogo de Suia Legaspe e Annete Neiman e o infantil VerDe Perto – o Musical Ecológico, de Renata Pizi. Em Literatura, uma bela homenagem de Marina de La Riva aos 100 anos de Clarice Lispector, com leitura de trechos da prosa poética da autora (até 25/11, às 18h). Apresentações da Troupe Guezá, de Painé Santamaria e de Bárbara Francesquine mostraram a mulher na arte circenseExposições fotográficas online também integram o festival: uma mostra Duas Cidades sobre mulheres e o seu cotidiano, de Dani Sandrini e Palomas Hijras e Tiffanys , ambas de Dan Agostini. O festival traz ainda Oficinas de Iluminação, Fotografia, Som, Canto, Cerâmica e Costura, além da ação EntreMarias | Diálogos Musicais, que abordam temas como liderança feminina, curadoria e produção cultural, e serão conduzidas pelas diretoras da Casa de Abelha Cultural, Amanda Rondina e Júlia Andreatta.

Festival das Marias, nascido em Portugal, em 2019, é um evento de cruzamento multidisciplinar de carácter internacional que se centra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. Surge como resposta à perpetuação da desigualdade e discriminação de gênero, das oportunidades desiguais e consequente disparidade de visibilidade de trabalho, particularmente entre homens e mulheres, com especial enfoque no setor laboral artístico. A temática do feminino e da criação no feminino apresenta-se como um elemento distintivo na realização e programação do Festival, cujo propósito é reafirmar as relações entre países ibéricos e irmãos, buscando espaços para discussões comuns a todos os povos. A edição portuguesa será realizada em março de 2020, devido à pandemia.

FICHA TÉCNICA / BRASIL – Direção: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Gastronomia: DQF Gastronomia e Armazém Café Doceria. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias | Diálogos Musicais: Casa da Abelha Cultural. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Casa de Cultura do Parque. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Cidade de São Paulo, Governo de Portugal – DGArtes. Média partners / Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Artes. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura.

Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino

De 5 a 25 de novembro de 2020, a partir de São Paulo, Brasil

Canais de Transmissão:

Facebook.com/marias.festival / Instagram.com/marias.festival/

YouTube.com / Festival das Marias: https://cutt.ly/DgEqpbP

Cinema/presencial: Cine Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423 – SP/SP).

Grátis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.