Festival Cinema Pela Verdade exibe filmes na Udesc

 

Dois filmes que falam sobre o período da ditadura militar serão exibidos no Centro de Artes (Ceart)

 2013-06-06-Banner-cinema-pela-verdade-540x244

Iniciam 07/06 , na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as exibições dos filmes do festival Cinema Pela Verdade. Serão exibidos dois longas no Centro de Artes (Ceart), que falam sobre a época da ditadura militar brasileira, seguidos de debates com convidados e/ou diretores/produtores dos filmes. As exibições são gratuitas e acontecerão no dia 07, 11 e 14 de junho, às 19h, no auditório da Udesc Ceart.

Na sexta-feira, 07 de junho, o filme exibido será Marighella, de Isa Grispum Ferraz. Ele conta a história de um líder comunista e parlamentar que foi preso, torturado e tornou-se famoso por ter escrito o Manual do Guerrilheiro Urbano. Já nos dias 11 e 14 de junho, o filme Infância Clandestina falará sobre o menino Juan, que assim como seus pais e seu tio leva uma vida clandestina. Fora do círculo familiar ele é conhecido como Ernesto e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar.

Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o festival está percorrendo as 27 capitais brasileiras, exibindo gratuitamente em 90 universidades alguns filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências. O Centro de Artes da Udesc já recebeu o festival no ano passado, confira aqui.

Além da Udesc, a mostra também está percorrendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil.

Fonte:  CEART – UDESC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.