Fernández dobra custo das demissões e aumenta imposto das exportações agrícolas na Argentina

As duas políticas adotadas por Fernández logo em sua primeira semana como presidente buscam fortalecer o mercado interno e contrastam completamente com as da equipe econômica de Bolsonaro

Foto: Captura de tela

Na mesma semana que o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fim da multa para demissões sem justa causa, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, adotou uma política que dobra a indenização por demissões no país vizinho. Além disso, Fernández anunciou neste sábado (14) a subida do imposto das exportações agrícolas com o objetivo de reduzir o preço dos alimentos enquanto o Brasil convive com um aumento do preço da carne provocado pelas exportações.

Por meio de decreto presidencial, o presidente argentino fixou a “dupla indenização” no caso de demissões pelo prazo de 180 dias. Dessa maneira, no período em que o governo pretende gerar um “boom” na economia, os empregadores que quiserem demitir seus funcionários sem justa causa terão que arcar com o dobro dos tributos, freando, dessa maneira, as demissões.

Leia mais: Alberto Fernández: “Nunca mais é nunca mais”

O outro projeto, também estabelecido por decreto, prevê o aumento da taxa de exportação para produtos como trigo, milho, carnes e leite em pó. Os impostos serão de 12% sobre os produtos ao invés dos “4 pesos por dólar” imposto por Macri. A soja, que possui uma taxa adicional de 18%, vai ter taxas de 30%. Durante os primeiros anos do governo Macri, trigo, milho e sementes de girassol possuíam isenção nas exportações.

Além desses medidas, o governo apresentou uma “Lei de Solidariedade Social e Reativação Produtiva no Marco da Emergência econômica”, que começa a tramitar no Congresso na próxima semana. O texto pretende reverter a política fiscal regressiva estabelecida por Macri, aumentar as pensões de aposentados e o valor recebido dos beneficiários do programa Asignación Universal por Hijo (AUH), o “Bolsa Família argentino”.

Com informações do Página 12

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.