Por Julinho Bittencourt.
O líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, o deputado Pastor Marco Feliciano (PL-SP), quer criar uma espécie de “ministério da Verdade“, um órgão federal responsável por determinar a veracidade de notícias na grande mídia e nas redes sociais.
Feliciano apresentou projeto que determina a instalação dentro do ministério das Comunicações de uma repartição encarregada de “fiscalizar as grandes mídias e também as mídias sociais quanto ao conteúdo, a fim de confirmar a veracidade das informações contidas nas mensagens”.
O PL indica que, para cada assunto haverá uma série de especialistas que decidirá a veracidade de cada notícia. A partir daí, poderão ser “tomadas medidas administrativas e após análise técnica poderão se transformar em criminais”.
O órgão iria agir apenas após a representação de pessoas interessadas.
Obrigação do Estado
“O Estado tem a obrigação de acompanhar os noticiários políticos, culturais, de cidades, saúde, relações internacionais, confirmando quando as informações forem imprecisas e divulgar os dados corretos”, justificou o pastor.
Ainda de acordo com o projeto, “informações comprovadamente falsas causam instabilidade social, especulações indevidas, gerando demandas e apreensão no seio da comunidade”.
Com informações da coluna de Guilherme Amado