Fechamento de fábrica da Mangels no ABC paulista deixa 400 desempregados

Redação da Rede Brasil Atual

Empresa anunciou o encerramento das atividades sem aviso anterior aos trabalhadores; atividades serão deslocadas para o interior de Minas Gerais

Trabalhadores da Mangels são comunicados ao chegar para o trabalho que estavam desempregados (Paulo de Souza/Smabc)

São Paulo – A metalúrgica Mangels anunciou oficialmente na manhã des hoje (12) o fechamento de sua unidade de estamparia de aço em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. Segundo comunicado, a empresa decidiu concentrar essa atividade na unidade de Três Corações, em Minas Gerais. Os cerca de 400 empregados foram demitidos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, criticou a maneira que os responsáveis pela Mangels agiram ao anunciar o fechamento da fábrica. “Da noite para o dia colocam na rua cerca de 400 pais e mães de família. Queremos saber o que está realmente acontecendo. Ninguém fecha uma empresa de um dia para outro como aconteceu”, afirmou.

Para ele, a forma como os responsáveis pela empresa agiram mostra que o encerramento das atividades na Mangels era preparado há muito tempo e só foi consumado agora, aproveitando as férias de final de ano. “De repente, os responsáveis pela empresa comunicaram o sindicato, a prefeitura e os trabalhadores que vão encerrar as atividades. Para deixar ainda mais clara a má-fé como agiram, eles já haviam tomado todas as medidas que necessitavam para o fechamento da empresa, dificultando qualquer tipo de reação.” O dirigente disse ainda que a empresa foi “irresponsável”.

Os trabalhadores na Mangels decidiram entrar em estado de alerta para pressionar a empresa a apresentar alternativas que evitem o fechamento da fábrica. “Nós estamos falando da vida de seres humanos, é inadmissível a Mangels deixar o Natal chegar para dar uma notícia como essa”, criticou o presidente do sindicato.

 Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2012/12/fechamento-de-fabrica-da-mangels-de-sao-bernardo-deixa-400-desempregados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.