FCRB institui grupo de trabalho para elaborar Programa Abdias Nascimento: Patrimônio, Memória e Reparação

Iniciativa visa preservar e difundir acervos de comunidades negras, povos originários e marginalizados, destacando a importância da museologia social

Foto: Chester Higgins Jr.

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou na segunda-feira (27) a Portaria FCRB nº 12, que institui um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o “Programa Abdias Nascimento: Patrimônio, Memória e Reparação”. O objetivo principal da ação é desenvolver políticas públicas voltadas à preservação e difusão de acervos pertencentes a pessoas e instituições negras, aos povos originários e a comunidades periféricas e marginalizadas.

O presidente da FCRB, Alexandre Santini, destacou a relevância da parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IpeaAfro), fundada por Abdias Nascimento, um dos maiores ativista dos direitos civis do povo negro no Brasil.

“A iniciativa é fundamental, surge dessa parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e o IpeaAfro sob a inspiração do legado de Abdias Nascimento, que não só é um dos maiores artistas intelectuais negros do Brasil do nosso tempo, político, teatrólogo, artista plástico e senador da República, mas também pelo fato dele ter constituído ao longo de sua vida um importante acervo artístico e documental, como Museu de Arte Negra”, explicou.

O grupo de trabalho será composto por 24 representantes de Ministérios e instituições públicas, além de organizações da sociedade civil, com o objetivo de construir políticas públicas de maneira compartilhada entre o Estado e a sociedade. Entre eles: Ministério da Igualdade Racial, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Arquivo Nacional, Museu da República, Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) e Museu dos Povos Indígenas. Santini enfatizou a importância dessa articulação.

“Uma instituição pública dedicada à preservação de acervos, como é o caso da Casa de Rui Barbosa, tem um papel fundamental nessa articulação. A parceria histórica visa beneficiar os acervos comunitários presentes em territórios urbanos, periféricos e rurais, construindo políticas públicas para a preservação e difusão desses acervos das culturas de matriz africana e indígenas do Brasil.”

A primeira reunião do GT acontece nesta mesma segunda-feira (27), com um calendário que prevê a realização de um seminário internacional sobre o tema em setembro. A previsão é que até o final do ano uma minuta do programa seja apresentada ao Ministério da Cultura para instituir a política pública.

Abdias Nascimento – Abdias Nascimento (1914-2011) Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista, ele fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra.

Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, Abdias foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.
???
Foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.