Fantasias do ideal

Imagem: Antônio Augusto Bueno

Por Désceo Machado, para Desacato.info.

Não, não e não! Você é um pessimista, Désceo! Já sabemos que aí vem qualquer crítica ácida contra alguma versão da ideologia de autoajuda. Assim você não ganhará curtidas, rapaz! Jogue para a torcida um pouco, deixe de lado a verdade ou a denúncia dos bastidores e das sombras. Você levou muito a sério o conselho do Pe. Vieira. Após o sermão, o fiel há de sair um pouco satisfeito consigo, sim! As pessoas estão em busca de satisfação e alegria, deixe a reflexão crítica, as revelações discursivas e sociológicas para um desses trabalhos acadêmicos que, afinal, nunca são lidos. Isso, siga de vez o exemplo do Vieira e vá escrever aos peixes!

Se o ideal produz fantasias, se as fantasias em algum momento se confrontam com a realidade e se isso produz dor e sofrimento, não há o que fazer! Tomemos o porre nosso de cada noite, o rivotril nosso de cada dia, trabalhemos, consumamos e, se necessário, oremos e vamos ao analista. C’est la vie, Désceo! Largue esse pesado machado e junte-se a nós, compartilhando qualquer post que fale sobre a força do desejo individual, o poder das massas ou a salvação divina.

A busca geral é por aliviar o mal-estar e a autocrítica gerados na neurose do dia a dia. Seja otimista, Désceo, dê-nos um alento, uma esperança, mesmo vã, de que as coisas vão melhorar, de que somos bons e estamos salvos! Não queremos uma verdade dessas que você procura, uma verdade de furar os olhos, mas se, por ventura, disser uma verdade de furar os olhos, não furaremos. O máximo que você arrancará de nós é um pigarro, que um gole d’água levará para o esquecimento.

Só deixaremos hoje que você nos diga algo muito suave, para que sintamos apenas o gelo da lâmina, nem seu peso, nem seu fio:

“O bom ideal é flexível e móvel. As boas desilusões são vividas dia a dia, pouco a pouco.”

 

Repórter Désceo Machado é uma criação de Tiago de Castilho Soares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.