Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
A audiência realizada ontem, dia 20 de setembro de 2016, em Xanxerê-SC, envolvendo famílias que fazem parte do acampamento Marcelino Chiarello, em linha Vargem Bonita, lideranças do Instituto Nacional de colonização e reforma agrária (Incra) e a família do fazendeiro que ocupa a área de terra reivindicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), terminou próximo da noite. Eram 18h quando o povo organizou-se para retornar ao acampamento. Outros/as militantes que foram até Xanxerê apoiar a causa, também voltaram para suas casas.
Segundo informações repassadas pela militância que acompanhou a audiência, não houve acordo. Embora fosse conciliatória a proposta por parte das famílias Sem Terra, a família do fazendeiro que está inadimplente com a área fazem 30 anos não cedeu e agora o processo seguirá e o Incra determinará o destino da área.
A única pauta que entrou em conformidade entre ambas as partes, é de que às famílias que hoje estão acampadas permanecerão na área até que a decisão final seja divulgada. O acordo é de que a área de acampamento não será expandida e que as famílias continuem realizando o plantio de alimentos iniciado a poucos dias. O movimento segue firme e o objetivo das famílias é de permanecer no local, construir suas vidas e cuidar da terra até então ocupada.
Fotos: Enviadas pela direção do movimento.