No JTT – A manhã com dignidade entrevistamos Cristiane Rodrigues do Amaral e Cíntia Mendonça sobre a situação dos detentos em Florianópolis e suas reivindicações e de seus familiares.
Algumas das reivindicações são: a retomada da normalização das visitas, que sofreram mudanças com a pandemia de Covid-19; o aumento dos itens do pecúlio; a volta da possibilidade de levar sacolas com alimentos e produtos de higiene pela família dos presos; e o fim da violência dentro dos presídios. “Estamos pedindo o básico” (…) “queremos dignidade e o cumprimento do código de execução penal”, diz Cristiane.
Durante a pandemia de covid-19 no Brasil, o número de pessoas encarceradas aumentou em 61 mil pessoas, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre abril de 2020 e maio de 2022 o número subiu 7,6%. Houve também uma piora nas condições dos presos. Segundo o pesquisador Fábio de Sá e Silva, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o aumento no número de presos deve-se ao aumento dos furtos famélicos, que significa o furto de alimento em decorrência da fome que assola o país.
Assista à entrevista completa no link abaixo: