Faleceu o Xeramoi e líder espiritual Mbya Guarani, Alcindo Werá Tupã

Na manhã do dia 14 de setembro de 2024, às 04 horas, o Xeramoi, líder espiritual, Alcindo Werá Tupã, foi chamado e levado por Ñhanderu.

Seu Alcindo, como era conhecido, tinha 114 anos de idade, os quais dedicou à espiritualidade, tornando-se uma referência religiosa. Ele também foi um grande líder na defesa dos direitos indígenas, especialmente à demarcação e garantia das terras.


Seu Alcindo vivia em Biguaçu, Santa Catarina, onde ensinava e anunciava os conhecimentos espirituais de seu povo, sempre com sabedoria e convicções inigualáveis.

Seu Alcindo alcançou agora Terra Sem Mal na dimensão espiritual, mas entre seu povo foi incansável em dizer que ela precisa ser conquistada aqui nesta existência, respeitando a natureza, as águas, os animais e todos os demais seres, filhas e filhos da Mãe Terra.

Seu Alcindo parte num momento em que os homens brancos destroem, incendeiam e aniquilam a Mãe Terra por ganância e maldade.

Que os ensinamentos de Seu Alcindo movam os povos pelo Bem Viver, guiem as pessoas pelos caminhos da justiça e do respeito.

O Cimi Sul, neste momento se solidariza com o Povo Guarani, que sentirá falta de seu Xeramoi Alcindo Werá Tupã, mas também há a certeza de que ele viverá nas memórias de cada uma e cada um e que suas palavras permanecerão orientando todas as famílias.

Porto Alegre, 14 de setembro de 2024.

Cimi Sul, Equipe Porto Alegre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.