A exposição “Papel de Parede”, idealizada pela Flamboiã (Gabi Bresola e Marcos Walickosky), reúne uma seleção de 50 trabalhos que compartilham o uso do formato gráfico padrão e impressão em preto e branco, abrangendo diversas técnicas como escrita, desenho, fotografia, colagem e performance que são editadas para existir no papel.
A curadoria traz artistas de diversas regiões do país e propõe que as paredes de cada localidade se tornem uma grande página, um conjunto gráfico de enunciação coletiva que celebra o caráter ordinário e a expressividade das publicações de artista, frequentemente consideradas como “arte menor” dentro do sistema das artes — já que são produzidas com materiais simples. Nesta edição, participam: Amazonahightech, Ana Zanette, Augusto Patzlaff da Silva, Brenda Christine, Caco Neves, Caetano Costa, Camila Almeida, Carol Grilo, Diana Chiodelli, Enrique Aue, Everton Leite, Felipe Vieira, Félix B. Perini, Féres Féres, Flávia Bomfim, Gabriel Bonfim, Gabriel Nietsche, Gabriela Buffon, Grassine, Guilherme Bruschi, Helô de Melo, Isadora Stähelin, Ivan Jerônimo, Jaks da Penha, Júlia da Rocha, Juliana Silva, Juliano Ventura, Kamilla Nunes, Lucas Canavarro e Rafael Amorim, Lucas Reitz, Luiza Leite, Mariah Girassol, Matheus de Simone, Maysa Ribeiro, Melvim Brito, Nathielle Wougles, Nestor Varela, Peu Lima e Gustavo Bastian, Rachel Rego, Rafael Amorim, Raquel Stolf, Renna Costa, Rodrigo Ferreira, Rodrigo Rosm, Romy Huber y Bicha Rata, Sarah Uriarte, Sofia Guarda, Stêvz, Williany Prist e Yala Silva.
O projeto teve sua primeira edição em 2022, na Cité Internationale des Arts em Paris/França. Em 2024, a segunda edição já passou por Criciúma, Laguna, Joaçaba e Londrina. Chega em Florianópolis, na Galeria Lama, com abertura na próxima quinta-feira (8), às 19h, no Centro Leste. A exposição finaliza seu circuito em Itajaí, com abertura na próxima segunda, dia 12, 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão.
Alguns trabalhos em libras e audiodescrição, materiais remanescentes do projeto e mais detalhes estão disponíveis no site: feirafalmboia.com/
A produção da exposição é feita pela Flamboiã e Ombu Produção e realizada através do Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 com recursos do governo federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, através da Fundação Catarinense de Cultura e a exposição em Itajaí conta com o apoio do Edital de Exposições nas Galerias da Casa da Cultura Dide Brandão/ Fundação Cultural de Itajaí.
Em Florianópolis
Abertura em 8 de agosto, 19h
Visitação até 31 de agosto, de quarta a sábado, das 18h às 00h
Galeria Lama (R. João Pinto, 198 / R. Antônio Luz, 159, Centro, Florianópolis/SC)
Em Itajaí
Abertura em 12 de agosto, 19h
Visitação até 28 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h
Casa da Cultura Dide Brandão (R. Hercílio Luz, 655, Centro, Itajaí/SC)
Todas as informações estão no site feiraflamboia.com/
SOBRE A FLAMBOIÃ
A Flamboiã é um evento, feira, festa, festival, frete, espaço que acontece para juntar editoras e artistas e disseminar publicações de artista que acontece desde 2015, principalmente em Santa Catarina. Com quase 10 anos de existência, já teve a participação de mais de 200 artistas e editoras do Brasil e América Latina. Todos os projetos e materiais estão disponíveis no site feiraflamboia.com.br
CONTATOS
Gabi Bresola 48 991559985
Marcos Walickosky 48 9856-3167