No JTT – A Manhã com Dignidade de hoje (02/08), conversamos com Francine Goudel, curadora da exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” que está sendo realizada no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro de Coqueiros em Florianópolis.
A exposição reune peças de parte da coleção Collaço Paulo, do período de 1850 à 1930. São aproximadamente 70 telas e duas esculturas de mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros radicados ou com produção no país.
A curadoria foi dividida em núcleos de exploração: retrato, nu, cotidiano, paisagem e natureza-morta. Esses núcleos são divididos por espaços de cor para separar as discussões de forma didática.
O Instituto tem vontade que a exposição reverbere em outras cidade de Santa Catarina e de forma online em outros estados. Além busca envolver escolas, formação de professores, entre outros programas.
O Instituto Collaço está aberto de segunda a sábado, das 13:30 às 18:30. A exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” ocorre até 21 de janeiro de 2023, com entrada gratuita.
Site do Instituto:http://institutocollacopaulo.com.br/#top
Assista à entrevista completa no link abaixo: