Quando: até 10 de janeiro
Onde: Museu da Imagem e do Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, abre a partir do dia 26 de novembro a exposição Fotografia e Etc. desenvolvida pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Udesc para a disciplina eletiva de Processos Fotográficos, ministrada pelo professor Esdras Pio Antunes da Luz. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até 10 de janeiro, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 20h30, e nos domingos e feriados, das 10h às 19h30.
A exposição é a parte final da disciplina, que tem como interesse promover a mostra dos trabalhos dos alunos, estabelecer o diálogo com o “outro” e experimentar a receptividade da obra.
Os trabalhos têm um caráter empírico/individual de cada participante, ao demonstrar como a fotografia atua e orienta a criação artística. Os resultados não são somente fotografias; serão mostradas pinturas, cerâmicas, gravuras e vídeos que tiveram sua concepção ou partes significativas do processo desenvolvidas através do processo fotográfico.
Os temas e resultados da produção desses alunos, de diversas fases do curso, pelo caráter experimental e acadêmico, contam com muitas obras não conclusivas, permitindo sua continuidade ou mudança de rumo. A fotografia se destaca no panorama contemporâneo pela democratização de seu uso, motivada pelo avanço tecnológico, custos minimizados e acesso eficiente através dos celulares, oferecendo uma perspectiva de criação e invenção cotidiana sem precedentes.
Os alunos do curso de Artes Visuais se utilizam dessas condições para formularem seu trabalho. Aprofundam suas práticas de observação e desenvolvimento tendo a fotografia como meio ou fim, e constroem “corpos visuais” de resultados advindos de pensamentos do universo social.
Participam da exposição os seguintes estudantes, de várias fases do curso:
Paula Ramirez – “A importância da luz”;
Katheryne Vieira da Luz – “Eu tenho medo de esquecer….”;
Ana Krieger – “Uma Temporada no Purgatório”;
Giovana Werutsky – “Optimist”;
Carla Souto – sem título;
Karoline Duarte – “A três”;
Dan Pfeifer – “Ainda guardo lembranças da tua existência”;
Leila Pessoa – sem título;
Guilherme Doze Santos – “Jantar Volátil”;
Gabriel Caetano – “Suspiro de uma realidade”;
André Pardini – “Rios de Asfalto”;
Iara Finn – “Fragmentos oníricos”.
Fonte: Calendário Floripa