Exposição Callejeras de España, de Jairo Cardoso

O fotógrafo Jairo Cardoso abre a exposição Callejeras de España na quarta-feira, 15 de agosto, às 19 horas, aqui no Tralharia. São fotos em preto e branco e coloridas que captam personagens nas ruas de Madri, Barcelona e Vigo, realizadas no início deste ano com uma máquina compacta. Jairo é um fotógrafo alheio aos personagens, invisível, furtivo, que retrata a espontaneidade da vida humana nos centros urbanos.

O conjunto da exposição no Tralharia exibe fotos de pessoas, mas há um rigor com a geometria e a composição de linhas, em cenários de cidades antigas e modernas, que provocam indagações. A moça da foto está triste, alegre? Quem é o homem? É natural da cidade ou está passagem? E aqueles dois? São pai e filha? As perguntas são sugeridas pelas imagens que expõem o exercício primordial de Jairo em fotografar pessoas pelas ruas do mundo.

“Cidades como New York, Paris, Roma e, agora, Madrid, Barcelona e Vigo são o que são por causa das pessoas. São as pessoas que dão vida às cidades. Como jornalista e tendo o olhar condicionado pelo jornalismo, não consigo dissociar as cidades de seus habitantes. O prazer em fotografar gente pelo mundo é extrair dessa observação um resultado estético, tentando fazer da estética uma demonstração de valor humano”, diz Jairo.

Jairo Cardoso, 44 anos, natural de Florianópolis, é formado em direito e jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Expôs Andanças no Café Sorrentino, em 2014, com imagens de cidades da América Sul e da Europa; Instantâneos, Varal da Trajano, ao ar livre, em 2015, com fotografias de Florianópolis; Snapshots from New York City, no Tralharia, 2016, retratando New York; e Fatto in Italia, também no Tralharia, em 2017, com cidades italianas de Roma, Milão e Veneza.

Visitação de 15 de agosto a 12 de setembro.
De terça a sexta-feira, das 18h à meia-noite.
Sábado, das 14h às 20h.

Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.