Exército brasileiro suspende assinatura de protocolo para compra de blindados israelenses

O jornalista Marcelo Godoy do Estadão informou que o Exército decidiu adiar a assinatura do protocolo do contrato inicial que prevê a aquisição de 36 viaturas blindadas de combate, conhecidas como obuseiros de calibre 155 mm autopropulsados sobre rodas (VBCOAP-SR). A vencedora da licitação, que pode chegar a R$ 750 milhões, foi a empresa israelense Elbit Systems – e suas subsidiárias brasileiras Ares Aeroespacial e Defesa e AEL Sistema – que ofereceu o sistema Atmos 2000 para o Exército Brasileiro equipar suas unidades de artilharia. O anúncio do acordo havia sido feito na semana passada.

Segundo o Exército, a ação foi necessária para reavaliar o processo junto ao departamento jurídico do Ministério da Defesa, devido a mudanças ocorridas na etapa final do processo de seleção da licitação. A intenção é esclarecer as justificativas técnicas que levaram à escolha da grande empresa de defesa israelense. O protocolo possibilitaria a entrega de um lote inicial de dois obuseiros, que seriam submetidos a testes por dois anos. Somente após a aprovação definitiva do equipamento, o contrato final seria firmado para a entrega das 34 unidades restantes.

A postergação da formalização do protocolo deve se estender por, no mínimo, 60 dias. O processo de aquisição do VBCOAP teve início em 2017 e só deve ser finalizado – caso o equipamento seja aprovado e a compra seja efetivada – em 2034.

Leia a matéria completa aqui

1 COMENTÁRIO

  1. Uma muito boa notícia. País que leva sua defesa a sério tem indústria bélica. Não compra de “i$ra€l”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.