Exemplo de sucesso da cloroquina, Prevent Senior tem UTIs no limite

Dados obtidos por CartaCapital mostram que o hospital pioneiro no protocolo defendido por Bolsonaro vive o mesmo drama dos demais

Foto: Divulgação

Por Thais Reis Oliveira.

Primeira operadora a assumir que trata pacientes do coronavírus com hidroxicloroquina ainda nas fases iniciais da doença, a rede Prevent Senior é frequentemente citada como exemplo da eficácia do remédio, ainda não provada cientificamente. Os números mostram, porém, que a realidade dos hospitais da rede não difere da média.

Dois dos três hospitais da Prevent Senior estão com 100% dos leitos de UTI para o coronavírus ocupados. E em todos eles, a taxa de ocupação da enfermaria ultrapassa os 93%. Os dados são do Censo Covid-19 do governo do estado de São Paulo, que monitora a ocupação de leitos, e foram obtidos com exclusividade por CartaCapital.

Segundo o relatório, a média de ocupação das UTIs da Grande São Paulo é de 83,9%. No Hospital Emílio Ribas, referência no atendimento à doença, a taxa de ocupação é das UTIs é de 85%. O informe foi divulgado sábado (17), e corresponde à lotação da sexta-feira.

O Ministério da Saúde restringe a recomendação a receita a doentes por covid-19 internados. Já na Prevent Senior o paciente da rede recebe em casa um kit com a hidroxicloroquina e a azitromicina. Bastando apresentar sintomas suspeitos leves, como perda de olfato ou paladar. A consulta pode ser feita via internet.

É um protocolo como esse que presidente Jair Bolsonaro espera ver nos hospitais públicos. A queda de braço culminou na saída do ministro Nelson Teich. O médico se negou endossar a mudança sem respaldo científico. Uma das postulantes à substituta é oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, parceira da Prevent Senior.

O Censo Covid-19 monitora a taxa de ocupação dos leitos em 750 hospitais — públicos, de campanha e privados em São Paulo, e é atualizada diariamente pelos próprios hospitais. Desde o dia 30 de abril, o envio dos dados é obrigatório.

Apesar disso, a Prevent Senior não confirma os dados do relatório. Procurada por CartaCapital para comentar os números, a empresa respondeu em nota: “A taxa média atual de ocupação nos três hospitais exclusivos para tratamento de covid-19 é de 68%. Em nenhum deles é superior a 70,3%.” Disse que não tinha informações completas para avaliar o relatório e que “nossos dados são os que acabamos de apresentar.”. Também não respondeu quantos leitos enfermaria e UTI cada hospital reservara para doentes da covid.

O número também difere do informado à imprensa recentemente. Em entrevista à revista digital Oeste, publicada no dia 14 de maio, o diretor-executivo da Prevent Senior Pedro Batista afirmou que a taxa média de ocupação dos leitos era de 80%, e que a rede tinha 102 pacientes “entubados”.

Em março, quando a doença eclodiu em São Paulo, os pacientes estavam concentrados em uma única unidade da rede, no bairro do Paraíso. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chegou a afirmar que o hospital se transformara em “ambiente de transmissão” da doença. O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito criminal contra a rede para apurar se houve omissão de mortes pela doença. O caso segue em segredo de justiça.

Para um médico da Prevent Senior ouvido sob anonimato, o “sucesso” da cloroquina é outro. A telemedicina afastou os idosos do pronto-socorro e, com isso, diminuiu a contaminação de profissionais e e a contaminação cruzada entre pacientes. Fundada em 1997, a operadora é especializada no público mais velho e opera apenas na modalidade de contratação individual ou familiar. De acordo com a empresa, 75% dos clientes idosos de medicina de grupo na cidade de São Paulo são segurados da rede. O número total de beneficiários passa de 450 mil.

Em 17 de abril, a empresa apresentou resultados de uma pesquisa cujo objetivo era avaliar a eficácia e a segurança do coquetel na redução de internações em pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. Em 20 de abril, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) suspendeu o estudo por suspeita de irregularidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.