O sociólogo e ex-Ministro da Cultura Juca Ferreira participa neste sábado (10) de uma plenária online sobre a situação da cultura em Florianópolis. A plenária terá a apresentação das propostas formuladas no último encontro com Juca e representantes do setor cultural, no último domingo, aos candidatos a prefeito e vice pela Frente Democrática, Elson Pereira (PSOL) e Lino Peres (PT).
A plenária é realizada a convite da produtora cultural, mestre em teatro pela UDESC, e candidata a vereadora, Elaine Sallas (PSOL). O professor de políticas culturais na UFSC, e ex-secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, também confirmou presença. O encontro acontece às 18h pela plataforma Zoom e o link está disponível no site elainesallas.com.
Florianópolis tem hoje quinze setoriais ligadas à área de cultura (teatro, dança, música, circo, artes visuais, audiovisual, hip hop, arte-educação, contação de histórias, cultura digital, cultura negra, cultura popular, humanidades, patrimônio e produção cultural), e menos de 1% da arrecadação do município é revertido para o Fundo Municipal de Cultura, embora essa pasta esteja intimamente ligada à economia e ao turismo de Florianópolis.
“Falar de cultura é falar de lazer, turismo, dos usos da cidade, dos aparelhos e espaços públicos, e, inclusive, de saúde coletiva e saúde mental. É falar de emprego e renda a uma categoria incansável, persistente, que tem se virado como pode para sobreviver na pandemia diante do abandono do poder público. O descaso com o setor é histórico”, reforça a Sallas.
Sobre o evento
O quê: Plenária “Cultura é Vital” com Juca Ferreira, Alfredo Manevy, Elson Pereira, Lino Peres e Elaine Sallas
Quando: Sábado, 10/10, 18h
Onde: Plataforma Zomm, acesso pelo site https://elainesallas.com/
Sobre os convidados
Juca Ferreira foi duas vezes Ministro da Cultura, nos governos Lula e Dilma, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana.
Alfredo Manevy é professor de políticas culturais na UFSC, professor visitante na Babelsberg Film Universitat na Alemanha. Foi secretário executivo do MinC no governo Lula e presidente da Spcine (escritório de apoio ao cinema da Prefeitura de São Paulo) na gestão Hadadd. Atualmente realiza pesquisa sobre a economia do audiovisual catarinense.
Sobre Elaine Sallas
Elaine Sallas é produtora cultural, professora de artes da rede pública, especialista em arte no campo, mestre em teatro pela UDESC e candidata a vereadora pelo PSOL de Florianópolis. Mulher lésbica é militante da cultura e da causa das mulheres.
#Desacato13Anos
#RedeDeJornalismoSolidário