247 – Ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos durante parte do governo Donald Trump e embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU) na gestão George W. Bush, John Boltou admitiu nesta terça-feira (12) que ajudou a planejar golpes de Estado em outros países.
Em entrevista ao canal de TV CNN, Bolton falava sobre a comissão do Congresso que apura o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e disse que Trump não teria competência para fazer “um golpe de Estado cuidadosamente planejado”. “Como alguém que já ajudou a planejar golpes de Estado, não aqui, mas, você sabe, em outros lugares, [sei que] isso é algo que dá muito trabalho”, disse o conselheiro.
O jornalista perguntou sobre a quais golpes Bolton fazia referência. “Eu não vou entrar nas especificidades”, respondeu.
Questionado sobre a Venezuela, o conselheiro respondeu: “Não foi bem sucedido. Não que nós tivéssemos muito a ver com isso, mas eu vi o trabalho que deu para a oposição tentar tirar do poder um presidente eleito de maneira ilegal e falhar”, disse.
O homem entrevistado é John Bolton, já foi embaixador na ONU e ocupou uma outra dezena de cargos nas administrações mais recentes dos Republicanos nos EUA.
Vejam como ele admite ter participado de golpes com naturalidade.
?@luizhsrodrigues pic.twitter.com/2chH6Ce4XH
— Cleber Lourenço (@ocolunista_) July 13, 2022
—