O presidente da Bolívia, Evo Morales, que tentará sua segunda reeleição em novembro, tem uma vantagem de 24 pontos sobre o candidato opositor, o empresário Samuel Doria Medina, de acordo com um levantamento divulgado neste domingo (27/04).
A pesquisa de opinião publicada pelos jornais El Deber e Página Siete revela que a intenção de voto em Evo é de 38,3%, contra 13,4% em Medina.
A vantagem do mandatário, no entanto, caiu sete pontos percentuais. A última pesquisa, realizada pela Tal Cual Comunicación Estratégica e publicada em janeiro indicava que Evo tinha a preferência de 45,7% dos eleitores. A pesquisa aponta, no entanto, que nenhum dos concorrentes foi beneficiado pela queda na intenção de voto, já que a posição dos opositores se encontra “congelada”.
Medina passou de 13,4% para 14 %; Rubén Costas de 9,1% para 9,3% e Juan del Granado de 4,4 % para 5,9 %. Muitos eleitores seguem indecisos a sete meses das eleições. A pesquisa aponta que 14,5%, “não sabe ou não respondeu” ao questionário, enquanto 13,4% afirmaram que não votarão em “nenhum” candidato.
A sondagem mostra também que o nível de aprovação do presidente segue alto. Dos 2.500 consultados, 68% disseram que aprovam muito ou pouco sua gestão. Em janeiro, o índice era de 73%.
A Constituição boliviana diz que um candidato não precisa ter a maioria absoluta nas eleições para vencê-la no primeiro turno, sendo necessário somente ter 10 pontos de diferença sobre o segundo colocado.
Fonte: Ópera Mundi.
Foto: Agência Efe.