EUA e Ucrânia votam contra resolução da ONU que condena glorificação do nazismo

Por Pedro Marin.

Os Estados Unidos foi um dos três países a votar contra uma resolução que condena a glorificação do nazismo na última sexta-feira (18), na Assembleia Geral das Nações Unidas.

A resolução “Combatendo a glorificação do Nazismo, Neo-Nazismo e outras práticas que contribuem com o aumento de formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada”, proposta pela Rússia e outros 54 países, foi aprovada com 131 votos a favor, três contra e 48 abstenções. Ucrânia e Palau foram os outros países a votar contra a proposta.

“Nós condenamos sem reservas todas as formas de intolerância étnica e religiosa ou ódio nos EUA e no mundo. No entanto, dada o escopo excessivamente estreito e a natureza politizada da resolução, e porque ela pede por limites inaceitáveis nas liberdades de expressão fundamentais, os EUA não podem apoiá-la”, disse a representante-adjunta dos EUA, Stefanie Amadeo. Os EUA também acusou a Rússia de apresentar a medida como uma forma de atacar politicamente a Ucrânia.

A resolução tem como objetivo expressar preocupação com o fato de que alguns países glorificam o movimento nazista e honram alguns ex-membros da SS, e pede para que os estados-membros adotem medidas para banir a negação de que os nazistas cometeram crimes contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Svoboda

Fonte: Revista Ópera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.