Estudantes serão prejudicados por Prefeito e Secretária de Educação

    Por Jilson Carlos Souza, para Desacato. Info. 

    Está circulando desde sexta-feira (29/01) em um grupo intitulado “Somos Fraiburgo, Somos Brasil” de uma rede social virtual, uma série de reclamações e desabafos referentes ao cancelamento do transporte para os estudantes do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Videira/SC e acadêmicos da Unoesc que desenvolvem suas atividades no período matutino.

    Segundo consta na postagem, no final de dezembro de 2015, os estudantes e acadêmicos foram informados que a secretária da educação juntamente com o prefeito, cancelariam o transporte escolar matutino em 2016, pelo simples fato de ter sido “aberto” um campus do IFC em Fraiburgo/SC, assim sendo, segundo os gestores, não existe mais necessidade de transportar estudantes secundaristas até Videira.

    O Blog Esportes em Debate levantou que são 12 estudantes do IFC-Videira que serão prejudicado com tal decisão. O blog também pesquisou que a maioria dos estudantes estão no 3º ano do ensino médio, caso dos estudantes que estão cursando o técnico em informática na modalidade integral, ou seja, em um período o estudante faz o ensino médio e em outro o curso técnico.

    Modalidade que não era oferecida em 2014 pelo IFC-Fraiburgo, portanto a justificativa usada pelos gestores públicos (secretária e prefeito) não tem fundamento jurídico ou constitucional, pois na época que estes estudantes iniciaram seus estudos não tinha o referido curso em Fraiburgo.

    Conforme informações do site do IFC-Fraiburgo, apenas em 2015 começou a ser oferecido à modalidade integral para o curso técnico em informática, assim os estudantes que iniciaram seus estudos no ano passado neste curso, agora em 2015 ingressarão no 2º do curso. E os estudantes que fazem o mesmo curso no IFC-Videira iniciaram suas atividades estudantis em 2014, portando estão um ano à frente do curso oferecido em Fraiburgo na mesma modalidade.

    No desabafo dos secundaristas e acadêmicos, os mesmos relatam que tentaram conversar com o prefeito e com a secretária de educação e demais responsáveis pela questão do transporte, mas não foram ouvidos!

    Por ser obrigação do município e um direito dos estudantes o pessoal que estuda no IFC não pagou o transporte em 2014 e 2015. E se essa intransigência do prefeito e da secretária da educação persistir, 12 famílias fraiburguenses serão prejudicadas, pois terão que retirar do orçamento familiar recursos financeiros para pagar o transporte para seus filhos e filhas estudarem, ou seja, terão que pagar por um transporte que é um direto constitucional dos adolescentes.

    As discussões sobre o tema podem ser acompanhadas pelo link: www.facebook.com/groups/fraiburgo. O Blog Esportes em Debates se solidariza com os estudantes secundaristas acadêmicos do período matutino e seus familiares, colocamo-nos a disposição para seguir divulgando e lutando junto pelos direto ao transporte para que possam seguir estudando.

    Blog Esportes em Debate

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.