Redação, Portal Desacato.
Na Universidade Federal da Fronteira Sul de Chapecó, estudantes indígenas criaram o “MOVEIND” – Movimento dos Estudantes Indígenas. As estudantes de pedagogia, Marcilene Barreto e Marli Simone, também o estudante de Ciências da Computação, Sandro Ferreira estiveram no JTT-Manhã Com Dignidade para falar sobre este movimento.
Na oportunidade, os acadêmicos destacaram que hoje, a maior dificuldade dos indígenas na universidade é a moradia. Muitos, assim como eles, vieram de outros estados e aqui em Chapecó, o custo dos aluguéis é maior que o recurso de assistência oferecido pela universidade. Portanto, estão sendo realizados estudos para viabilizar a construção de um espaço totalmente gratuito para moradia destes estudantes.
Outro aspecto ressaltado se refere a grandiosidade da união de indígenas de diferentes etnias. Além dos conhecimentos compartilhados, desde o início do movimento, se estabeleceu como prioridade a ajuda mútua entre os estudantes. Para que desta maneira, a existência dos indígenas se torne mais visível e valorizada dentro e fora da universidade.
Para assistir à entrevista completa, acesse: