Estudantes organizam reunião com prefeitura de Frederico Westphalen para reivindicar mais segurança no transporte público

Estudantes participam de reunião com prefeito de Frederico Westphalen para reivindicar mais segurança no transporte público do município (Foto: Diane Arend)
Por Julia Saggioratto, para Desacato.info, com imagens de Diane Arend.
Na manhã desta quarta-feira aconteceu uma reunião com o prefeito de Frederico Westphalen, RS, José Alberto Panosso, sobre o transporte público do município, que se encontra em situação precária. Estudantes representantes do Diretório Central dos Estudantes e dos Diretórios Acadêmicos dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, o diretor do campus da universidade, representantes do Instituto Federal Farroupilha e da empresa de transporte público estiveram presentes na reunião.
Confira a fala do estudante Alisson Gampert representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSM.

De acordo com a estudante Juliane Salapata Duarte, representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSM, a universidade é um avanço para o município, porém não se dá a devida atenção ao acesso físico até o campus. Ela destaca que a luta pela qualidade no transporte público em Frederico Westphalen é histórica dentro da universidade. “Hoje não é a primeira vez que a gente faz essa conversa com o poder público e os retornos foram mínimos durante os anos da universidade aqui. A gente não está mais conversando apenas enquanto estudantes ou pessoas que usam o transporte público, mas como pessoas que estão colocando sua vida em risco dentro do transporte que a gente tem indo para a universidade”, comenta Juliane.
A estudante ainda destaca situações de pneu furado, falta de gasolina ou momentos em que os estudantes tiveram que descer do ônibus para que o transporte conseguisse prosseguir em alguns trajetos, que remete a outra reivindicação histórica dos/as estudantes, a superlotação dos coletivos, colocando os/as usuários/as do transporte em perigo. Os/as estudantes reivindicam melhor qualidade no transporte, garantindo a segurança dos/as usuários/as, pontos de parada adequados, que cheguem até os bairros, além de que o transporte funcione também em fins de semana, de modo que seja acessível para quem mora na Casa do Estudante Universitário e nas moradias próximas à universidade, chegar até o centro urbano de Frederico Westphalen, distante cerca de 7km do campus da UFSM.
Confira a fala da estudante Juliane Salapata Duarte:

Recentemente os/as estudantes utilizaram as redes sociais para denunciar a situação. Os/as estudantes desceram do ônibus que precisou parar próximo à BR devido a uma falha que provocou muita fumaça. Confira nas imagens feitas pelo estudante Wellington Felipe Hack.

Os/as estudantes reivindicam uma resposta imediata do poder público de Frederico Westphalen e da empresa responsável pelo transporte, além de convidá-los para uma reunião na universidade. Segundo Diane Arend, estudante da UFSM, definiu-se uma comissão para tratar do assunto e uma nova reunião foi marcada para o dia 20 de novembro, às 14 horas, a qual será realizada no campus da UFSM.
Confira mais imagens da reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.