Por Julia Saggioratto, para Desacato.info, com imagens de Diane Arend.
Na manhã desta quarta-feira aconteceu uma reunião com o prefeito de Frederico Westphalen, RS, José Alberto Panosso, sobre o transporte público do município, que se encontra em situação precária. Estudantes representantes do Diretório Central dos Estudantes e dos Diretórios Acadêmicos dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, o diretor do campus da universidade, representantes do Instituto Federal Farroupilha e da empresa de transporte público estiveram presentes na reunião.
Confira a fala do estudante Alisson Gampert representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSM.
De acordo com a estudante Juliane Salapata Duarte, representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSM, a universidade é um avanço para o município, porém não se dá a devida atenção ao acesso físico até o campus. Ela destaca que a luta pela qualidade no transporte público em Frederico Westphalen é histórica dentro da universidade. “Hoje não é a primeira vez que a gente faz essa conversa com o poder público e os retornos foram mínimos durante os anos da universidade aqui. A gente não está mais conversando apenas enquanto estudantes ou pessoas que usam o transporte público, mas como pessoas que estão colocando sua vida em risco dentro do transporte que a gente tem indo para a universidade”, comenta Juliane.
A estudante ainda destaca situações de pneu furado, falta de gasolina ou momentos em que os estudantes tiveram que descer do ônibus para que o transporte conseguisse prosseguir em alguns trajetos, que remete a outra reivindicação histórica dos/as estudantes, a superlotação dos coletivos, colocando os/as usuários/as do transporte em perigo. Os/as estudantes reivindicam melhor qualidade no transporte, garantindo a segurança dos/as usuários/as, pontos de parada adequados, que cheguem até os bairros, além de que o transporte funcione também em fins de semana, de modo que seja acessível para quem mora na Casa do Estudante Universitário e nas moradias próximas à universidade, chegar até o centro urbano de Frederico Westphalen, distante cerca de 7km do campus da UFSM.
Confira a fala da estudante Juliane Salapata Duarte:
Recentemente os/as estudantes utilizaram as redes sociais para denunciar a situação. Os/as estudantes desceram do ônibus que precisou parar próximo à BR devido a uma falha que provocou muita fumaça. Confira nas imagens feitas pelo estudante Wellington Felipe Hack.
Os/as estudantes reivindicam uma resposta imediata do poder público de Frederico Westphalen e da empresa responsável pelo transporte, além de convidá-los para uma reunião na universidade. Segundo Diane Arend, estudante da UFSM, definiu-se uma comissão para tratar do assunto e uma nova reunião foi marcada para o dia 20 de novembro, às 14 horas, a qual será realizada no campus da UFSM.
Confira mais imagens da reunião.