Estudantes ocuparão sede da Universidade do Chile

Santiago do Chile, 22 ago (Prensa Latina) A plenária da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH) ratificou a ocupação da casa central dessa instituição docente e anunciou a paralisação de numerosos cursos.

A notícia foi confirmada ontem à noite pelo presidente da FECH, Gabriel Boric, um dos principais porta-vozes do movimento estudantil chileno e quem, através de sua conta de Twitter, chamou à defesa de um sistema de educação gratuita, pluralista, intercultural e de excelência.

“Fazemos um chamado a que seja priorizada uma visão a longo prazo, uma visão de responsabilidade por parte do Governo, porque isto vai seguir crescendo”, expressou Boric.

Votaram a favor da ocupação 74% dos integrantes de uma das mais importantes federações universitárias do país e somente 2,4% esteve contra essa ação de protesto. O resto dos membros se absteve ou não assistiu à votação.

Foi anunciado também que a maioria dos cursos representados na plenária, cerca de 10 ao todo, optou também pela greve docente.

A plenária foi convocada depois que na passada sexta-feira cerca de trinta estudantes da FECH decidiram de maneira autônoma ocupar a histórica casa central da Universidade, situada na Alameda de Santiago, bem perto do Palácio do Governo de La Moneda.

As faculdades que se pronunciaram pela paralisação são Veterinária, Instituto de Comunicação e Imagem (Jornalismo e Cinema), Ciências Sociais (Psicologia, Sociologia, Antropologia e Educação), Engenharia Florestal, Agronomia e Artes.

Também Licenciatura, Desenho, Faculdade de Filosofia e Humanidades, a Escola de Teatro, a de Teoria e História da Arte.

Enquanto isso, os estudantes do ensino médio preparam uma jornada nacional de protesto para amanhã que organizarão através de marchas e demonstrações nas diferentes comunas, explicaram dirigentes secundários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.