Estudantes e servidores fazem carreata contra intervenção no IFSC

    Foto: Paulo Henrique Amorim.

    Cerca de 100 carros participaram, na tarde de ontem, quinta-feira (9), de um “buzinaço” para marcar os 80 dias de intervenção do Governo Federal no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Protegidos em seus veículos e respeitando as regras de distanciamento social, os estudantes e servidores partiram do Câmpus Florianópolis, na avenida Mauro Ramos, e percorreram as principais ruas da capital. O objetivo foi alertar a população sobre o ataque que o IFSC vem sofrendo desde abril, quando o reitor eleito nas urnas, professor Maurício Gariba Júnior, foi impedido de assumir o cargo devido a perseguições políticas.

    O ato realizado nas ruas de Florianópolis contou com trabalhadores e alunos de diversas unidades do IFSC. “É bastante emocionante ver como a comunidade acadêmica se organiza e continua a lutar pelo respeito à democracia e pela autonomia do Instituto Federal. Isso dá ainda mais energia para continuarmos buscando caminhos para dar fim à intervenção e para que, enfim, a equipe eleita tome posse na reitoria”, afirma o professor Gariba.

    Há quase três meses o IFSC está de mãos dadas com o atual governo federal, que colocou um interventor derrotado nas urnas para cuidar dos estudantes e servidores. O reflexo disso já está sendo percebido em todos as unidades: adoecimento físico e mental das pessoas, aumento da evasão e precarização das condições de estudo e trabalho.

    O atual interventor, André Dala Possa, tem compromisso apenas com as vontades do Ministério da Educação e não com a comunidade acadêmica. “E, como vemos, se depender do atual governo, tanto o IFSC quanto a educação pública como um todo irá ladeira abaixo”, destaca o reitor eleito.

    Fonte:Comunicação Gariba Reitor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.