Estudantes do IFFar/FW realizam mobilização contra retrocessos na educação

dsc_0147
Estudantes realizam mobilização para discutir sobre retrocessos na educação. Foto: Julia Saggioratto.

Por Julia Saggioratto e Sabrina Ritter, para Desacato.info.

Ocupar o prédio central e paralisar o funcionamento das atividades do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen, é o objetivo da mobilização organizada pelos estudantes do coletivo Movimenta IFFar, realizada durante a tarde desta quinta-feira, 6, no auditório da instituição. Os principais assuntos colocados em pauta durante a concentração dos estudantes foi a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que limita os investimentos públicos, desobriga o Estado executar investimentos básicos, como 10% do PIB (Produto Interno Bruto) à educação, o que dificultaria, por exemplo, a expansão dos Institutos e a oferta de novos cursos. Além desta, esteve entre os assuntos pautados, a PLP (Projeto de Lei Complementar)  257, que propõe cortes a direitos trabalhistas, desprotegendo os trabalhadores, além de destruir a previdência social.

Estudante Dionatan Martins comenta que os estudantes têm direito à educação pública e de qualidade. Foto: Julia Saggioratto.
Estudante Dionatan Martins comenta que todos os brasileiros têm direito à educação pública e de qualidade. Foto: Julia Saggioratto.

O estudante Dionatan Martins, integrante do Movimenta IFFar, comenta que o coletivo organizou do dia para a noite todas as atividades. Inúmeros alunos participaram da assembleia que definiu as ações que serão executadas nos próximos dias. O prédio central do Instituo Federal será ocupado pelos estudantes que farão uma “posão” durante a noite, utilizando o tempo para estudar sobre os retrocessos na educação, para fabricação de faixas e cartazes, além de envio coletivo de e-mails para deputados sobre os assuntos debatidos. Dionatan comenta que qualquer brasileiro merece uma educação pública e de qualidade e que por isso o objetivo da ocupação é mobilizar todos os estudantes. “A gente tem poder e estrutura para mostrar o que a gente quer e pelo que a gente reivindica”, declara. O estudante relata, ainda, que antes da organização os estudantes se reuniram para estudar e compreender o que propõe a PEC 241 e a PLP 257.

Professor César Augusto Gonzáles fala sobre marginalização de disciplinas humanas como sociologia, filosofia e artes. Foto: Julia Saggioratto.
Professor César Augusto Gonzáles fala sobre marginalização de disciplinas humanas como sociologia, filosofia e artes. Foto: Julia Saggioratto.

A mobilização contou com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que contribuiu com recursos financeiros para a fabricação de banners, panfletos e utilização de carro de som. Durante sua fala na assembleia, o professor do Instituto César Augusto González, falou sobre a reformulação do ensino médio, o que propõe a Medida Provisória 746, a qual impede, ainda, um debate sobre este tema. Além disso, marginaliza disciplinas humanas como sociologia, filosofia e artes, precarizando o ensino. César falou ainda sobre o quadro orçamentário, que possui cortes em todas as áreas, e sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, a qual não garante o orçamento necessário para o funcionamento dos Institutos Federais. O professor César destacou que os estudantes possuem total apoio dos professores e funcionários nesta causa.

Debates aprofundaram os conhecimentos sobre a PEC 241 e PLP 257 e, na sequência, os alunos realizaram uma caminhada com cartazes proferindo gritos de ordem até o campus da UFSM/FW.  Entre os gritos ouvidos na mobilização, “Juventude que ousa lutar constrói poder popular”, foi um dos que mais unificaram a voz dos estudantes. Atos semelhantes acontecem em todos os campi de Institutos Federais do país e marcam o posicionamento e indignação dos estudantes do ensino público diante do retrocesso que vem acontecendo nos últimos meses. Os estudantes continuarão mobilizados promovendo atos em Frederico Westphalen nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.