Por Camila Gonçalves.
Depois de dois anos de espera, finalmente a estreia presencial de ‘Amar é Crime’ será realizada entre 9 e 12 de abril, sempre às 20h, na Itajaí Criativa – Residência Artística (R. Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro, Itajaí/SC). O espetáculo começou a ser idealizado em 2018. Inicialmente pensado para o formato presencial, ele precisou ser adaptado para o formato virtual devido à pandemia de Covid-19. A versão online estreou em novembro de 2020, no canal do YouTube. Passados quase dois anos, ele chega ao público em sua versão original, apostando na relação intimista com o público presente e super próximo do ator.
O espetáculo ‘Amar é Crime’ traz a performance de um ator (Jônata Gonçalves) que convida o público a entrar no seu reduto imaginário: o camarim. É neste ambiente que o ator utilizará de alguns textos do escritor Marcelino Freire para experienciar diferentes corpos, rompantes de desejo e culpa. Após cada apresentação ainda haverá roda de conversa entre artistas e público presente para falar sobre o processo de montagem, abrindo também para impressões e curiosidades da plateia.
Com sessões de 45 minutos, as apresentações objetivam ser mais acessíveis e, nos dias 9 e 10, contarão com interpretação em libras. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local do evento com 1h de antecedência. Lembrando que ‘Amar é Crime’ conta com classificação indicativa para 18 anos.
Jônata Gonçalves explica que “o espetáculo não é somente um resultado de inquietações artísticas. Ao me deparar com o texto de Marcelino Freire, percebei que é também a possibilidade de abrir um lugar de diálogo entre mim e o público, para que, através das histórias que a peça apresenta, possamos experienciar formas de amar que muitas vezes são negligenciadas, invisibilizadas ou mesmo reprimidas. Além disso, poder finalmente estrear presencialmente este espetáculo é também uma ação de resistência artística de todo um coletivo de profissionais que foram muito prejudicados durante a pandemia e finalmente estão podendo retornar aos palcos que pertencem.”
Importante destacar que o espaço em que ocorrerá a apresentação conta com número de público limitado e é recomendado o uso de máscara no local. ‘Amar é Crime’ é um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
SINOPSE ‘AMAR É CRIME’
‘Amar é Crime’ é antes de tudo, um convite ao público para ocupar um lugar de escuta e cumplicidade. Dentro do camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção, um ator nos traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos.
FICHA TÉCNICA:
Criado a partir da obra de Marcelino Freire
Dramaturgia e Direção: Max Reinert
Atuação: Jônata Gonçalves
Direção de ator e Figurino: Denise da Luz
Cenário e Design Gráfico: Daniel Olivetto
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Voz em off adicional: Denise da Luz
Operação técnica: Leandro Cardoso
Costureira: Lelia Machado de Melo
Cenotécnico: Valdeci Hilbert
Asses. de Comunicação: Camila Gonçalves
Foto: Leonam Nagel
Tradutora de libras: Camila Francisco
SERVIÇO:
O que: Apresentação do espetáculo teatral ‘Amar é Crime’
Duração: 45 minutos
Quando: 09, 10, 11 e 12 de abril (sábado, domingo, segunda, terça)
Horário: 20h
Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística (R. Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro, Itajaí/SC)
Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (47) 99990-1516 (falar com Denise)
Atenção: o espaço conta com número de público limitado e é recomendado o uso de máscara no local de apresentação.
Leia mais:
Trabalhadores de Celesc debatem a gestão da empresa pública no 11 Congresso