Estímulo à censura e à autocensura. Entrevista com Fábio Bispo

Imagem: Ilustração

Redação/Portal Desacato.

Segundo a tese firmada pelo STF no dia 29/11/23, as empresas jornalísticas podem ser responsabilizadas civilmente pela fala dos entrevistados se no período da publicação existiam indícios concretos da falsidade da imputação e se o veículo deixou de verificar a veracidade dos fatos.

Muitos detalhes precisam ser observados ante esta temerária decisão dos ministros que pode atingir em cheio a liberdade de expressar-se e comunicar. Isso é um limitador para a imprensa; uma censura prévia; uma intervenção nos métodos jornalísticos; uma medida de pressão sobre os profissionais da comunicação. O Portal Desacato não tem dúvidas a respeito das afirmações feitas na linha anterior e tem mais, leva à prática de autocensura, especialmente numa entrevista ao vivo.

Com 16 anos de estrada o Portal Desacato e a Cooperativa Comunicacional Sul tem feito milhares de entrevistas, a imensa maioria ao vivo e audiovisuais. Em determinadas situações a emoção, a falta de hábito de falar publicamente, a não compreensão da pergunta, fazem com que a pessoa entrevistada cometa erros, muitas vezes contra si própria ou distorça a realidade involuntariamente. Não há menor possibilidade de checar durante uma entrevista ao vivo o que a pessoa diz. Por melhor produzida que esteja a entrevista é um risco constante. Uma manifestação de rua, um despejo, uma ocupação, um crime na comunidade, são coberturas passíveis desses erros. Impossível colocar a culpa na empresa de comunicação ou no/a jornalista que a realiza. O STF passou por alto situações semelhantes. Nem toda distorção da verdade é uma mentira voluntária ou uma fake news. Além do que os jornalistas trabalham sob um código de ética básico para o exercício da profissão. O jornalismo não é um vale tudo.

O STF vai punir o vale tudo que sim se pratica e condena a um baixíssimo nível a boa parte das empresas monopólicas do país, possuidoras de concessões públicas infinitas?

Muitas outras coisas poderiam se argumentar, mas, sugerimos assistir ou ouvir a entrevista completa com o jornalista Fábio Bispo, repórter, pesquisador e presidente do Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina. Clique no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.