“Estados Unidos comete um genocídio contra a população cubana”

Diversos meios da Nossa América, entre eles, o Portal Desacato, foram convidados a participar em uma coletiva de imprensa motivada pelos recentes apagões que deixaram Cuba totalmente às escuras. Para piorar a situação, o leste do país foi atingido pelo furacão Oscar, que deixou seis pessoas mortas.

O colapso do sistema elétrico cubano é o produto de uma estratégia de asfixia econômica que vem sendo implementada há décadas para destruir as condições de vida em Cuba. Conforme as estatísticas, o bloqueio impede que a ilha tenha acesso aos recursos financeiros necessários para a manutenção básica de sua rede elétrica. Apenas 18 dias de bloqueio geram prejuízos equivalentes ao custo anual de manutenção de todo o sistema elétrico do país.

Dayron Roque Lazo, membro da Secretaria Operacional da ALBA Movimientos, educador popular do Centro Martin Luther King em Cuba e membro do Grupo de Pesquisa América Latina, Filosofia e Axiologia do Instituto de Filosofia de Havana, fez uma análise detalhada de como o bloqueio agravou a crise energética na ilha, expondo em primeira mão as condições materiais e espirituais que afetam a população cubana.

Assista à coletiva no vídeo abaixo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.