O espetáculo “Urano Quer Mudar”, dirigido pela professora do curso de Teatro da Udesc, Brígida Miranda, continua suas apresentações todos os sábados e domingos do mês de maio, às 20h, na sede do Círculo Artístico Teodora no Campeche. Estrelada pelos atores Margarida Baird, que comemora 50 anos de carreira em outubro, e José Ronaldo Faleiro, também professor da Udesc, a peça foi escrita por Rogério Christofoletti, professor de Jornalismo da UFSC.
O texto conta a história de um casal de atores – José Faleiro e Margarida Baird, casados também na vida real – que prepara a mudança de casa e redescobre o texto de um espetáculo que nunca chegaram a montar. Envolvidos nas lembranças de mais de cinquenta anos de palco, eles passam a viver a história de um amor improvável que se passa em um cemitério. “Urano Quer Mudar” foi escrito originalmente em 2003 e apresentado através de uma leitura dramática no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau pelos mesmos atores que participam da atual encenação. O interesse pela montagem surgiu da vontade de José Faleiro e Margarida Baird de atuarem juntos em um espetáculo, já que, mesmo casados há 20 anos, nunca haviam tido essa experiência.
Em 2013, a diretora Brígida de Miranda propôs que o texto fosse remontado, escalando para os palcos o mesmo casal de atores de dez anos antes. A partir de sugestões da diretora, o autor reescreveu “Urano quer mudar” criando uma camada narrativa adicional com novos pontos de tensão cênica e um final surpreendente. Os ensaios foram acompanhados pelo próprio dramaturgo, que pode adaptar o texto e torná-lo ainda mais próximo do elenco, incluindo também novas nuances em sua trama.
Unindo professores e alunos do Centro de Artes da Udesc, o espetáculo conta, também, com assistência de direção de Fábio Yokomizo, graduando em Teatro pela Udesc; direção musical de Pedro Loch, aluno de Licenciatura em Música, e iluminação de Ivo Godois, técnico em iluminação do Departamento de Teatro da Udesc.
Neste final de semana, Dia das Mães, a peça está com a promoção “Mãe não paga para entrar”. Normalmente, as entradas custam R$30 a inteira e R$15 a meia (válida para estudantes, professores, idosos e classe artística) e devem ser retiradas na hora e local do evento, podendo ser reservadas pelo telefone (48) 3304 0966, ou pelo e-mail: [email protected], para maior comodidade.
Foto: Cristiano Prim