Quando: 11 Abril 2016, Segunda-feira, às 10h e 15h
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Através de mitos tradicionais, a contadora de histórias carioca Daniele Ramalho, traz um pouco da cultura de países como Burkina Faso e Mali no espetáculo “Não Existe Pequena Briga: Histórias da África Ocidental”, que circula por cidades catarinenses na programação do Baú de Histórias do Sesc.
O espetáculo chega a Florianópolis no dia 11 de abril para apresentações gratuitas no Teatro Sesc Prainha às 10h e 15h. Ingressos gratuitos serão distribuídos 1h antes da cada apresentação – sujeito à lotação.
No repertório, os contos, ora terríveis, ora divertidíssimos, mostram conflitos, brigas, discussões, e falam das escolhas que devemos fazer na vida e suas consequências. Afinal, nem sempre os finais das histórias são felizes.
Este espetáculo é fruto de viagens da narradora e pesquisadora a Burkina Faso, em 2011 e 2012 e homenageia o griot Sotigui Kouyaté, de quem Daniele foi aluna em três momentos de sua vida. O repertório é composto de cinco histórias das quais três são narradas a cada apresentação, utilizando instrumentos de percussão africanos, como tam tam e kalimba. O conto “Niamantô” traz o ciúme entre coesposas; “Por quê os casais são como são?”, explica o motivo dos homens de grande valor se casarem sempre com mulheres imprestáveis e mulheres valentes com homens que não servem pra nada; “A grande e a pequena pedra”, mostra a importância dos amigos partilharem o que possuem; “Guinarou”, conta o que acontece quando um homem teimoso decide fazer sua plantação em terras sagradas, apesar de ter sido advertido por sua comunidade; e “Não existe pequena briga”, que dá título ao espetáculo.
Dirigido ao público escolar, o projeto Baú de Histórias propõe a circulação de espetáculos de contação de histórias, é uma ação em prol do incentivo à leitura, da valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e da difusão da literatura. A seleção das montagens é pautada pela qualidade da encenação e relevância literária da proposta. Em 2016, além de “Não Existe Pequena Briga: Histórias da África Ocidental”, circulam os espetáculos “Evaristo e a Cotia”, da Camba Produção Artística (Blumenau), “Contos Notívagos”, da Cia Experimentus Teatrais (Itajaí), “Foi Coisa de Saci”, da Cia Contacausos (Chapecó), e “Entre Sabidos e Bocós”, de Emiliano de Souza (Brusque).
Público-alvo: crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e adultos.
Duração: 45 minutos
Fonte: Calendário Floripa